Tecnologia

Telemedicina: o que é e como funciona – Summit Saúde

wp header logo 1784 Albânia 10

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
Pesquisas científicas são realizadas constantemente a fim de oferecer novos caminhos para a Medicina global. Esses avanços também acontecem para melhor atender à população em meio a novas formas de vida.
O cenário pandêmico gerou a necessidade de implementar um modelo de Medicina originado na década de 1950, inserindo o atendimento a distância no dia a dia das pessoas. Descubra como funciona a telemedicina e quais são suas vantagens.
A prática da medicina a distância é um método criado para monitorar pacientes, trocar informações médicas e analisar resultados de exames, dando assistência à medicina tradicional realizada em consultórios de maneira presencial.
Surgida nos anos 1950, essa modalidade ganhou contornos globais e atualmente possibilita o atendimento médico em diferentes partes do mundo.
Leia também:
A modalidade faz parte do conceito mundial eHealth, contextualizado pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) como o uso da internet e de outras tecnologias da informação para promover melhorias no atendimento e no tratamento de pacientes, além de proporcionar melhores condições de custeio para os sistemas de Saúde.
Também conhecido como “saúde digital”, esse conceito auxilia na troca de informações, na interação entre médicos e pacientes e no acesso a exames e tratamentos. A Medicina a distância usa quatro principais vertentes para seu funcionamento:
A prática tem apresentado ganhos para diferentes atores envolvidos no processo. Entre as principais vantagens, estão:
No Brasil, a pandemia foi a principal responsável pela popularização da prática, momento em que o governo brasileiro passou a liberar as consultas feitas a distância, que não eram regulamentadas até então.
Os investimentos na modalidade são grandes no País, visando promover, disseminar e desenvolver programas de fomento à modalidade médica. Em meio a altas taxas de transmissão de covid-19 e de hospitais com leitos em capacidade máxima, a telemedicina foi essencial para monitorar pacientes e seguir oferecendo atendimento aos brasileiros durante a pandemia.
A modalidade de atendimento médico a distância chegou para ficar e conquistou os brasileiros.
A integração da prática vem apresentando bons resultados para profissionais, pacientes, sistema de Saúde e toda a cadeia envolvida. Por isso, o cenário é positivo para depois do isolamento social.
A principal tendência apontada para o futuro da telemedicina é o telediagnóstico, em que profissionais vão poder fechar diagnósticos com maior eficiência, otimizando a rotina de hospitais e clínicas e promovendo atividades como:
Quer saber mais? Assista aqui à opinião e explicação dos nossos parceiros especialistas em saúde.
Fonte: Portal Telemedicina, Brasil Telemedicina, Conexa Saúde.
O maior e mais importante evento do setor do Brasil
Contato
summit@estadao.com
© 2022 Congresso de Saúde 2022 | Summit Saúde Estadão
Estadão Blue Studio | Summit Saúde – Todos os direitos reservados
100% online, gratuito e ao vivo 12 de agosto de 2020

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.