Hardware

PocketReform, um handheld Linux focado em modularidade e durabilidade – Blog do Edivaldo

wp header logo 1760 Albânia 10

Início » PocketReform, um handheld Linux focado em modularidade e durabilidade
Conheça o PocketReform, um handheld Linux feito em Berlim com um hardware e estrutura flexíveis e facilmente reparáveis, e muito mais.
No ano passado, vimos um inesperado renascimento de computadores de mão (ou PDAs) com teclado de hardware, todos baseados em Linux: o PinePhone com seu estojo de teclado, a série GPD de mini-laptops e vários outros que abordamos aqui no Blog.
Para aqueles que se perguntam, a principal diferença entre esses modernos computadores miniaturizados e os telefones “padrão” Linux pode ser apenas a falta de um modem celular.
Em geral, os designs das placas parecem ser bastante semelhantes entre PDAs e telefones e, para a maioria dos aplicativos, um PDA Linux pode ser mais barato e tão útil quanto um smartphone completo.
Em 2019, o projeto MNT Reform prometia um novo conceito de laptop: sendo totalmente self-made, radical (e bastante punk-sexy) em estilo e funções, este laptop Linux focado em reparabilidade, modularidade (mesmo para dispositivos de entrada!) abertura do firmware da plataforma.
O dispositivo foi projetado por Lukas Hartmann em Berlim, todos baseados no processador ARMv8, i.MX8MQ.
Além disso, o Reform ostentava uma pequena tela OLED acima do teclado para monitoramento de status, um trackball de código aberto e baterias LiFePo4 18650 em forma de caneta substituíveis, todas com PCB e design de hardware totalmente replicáveis.

No entanto, o PocketReform, um PDA Linux recentemente anunciado pela MNT Research, parece pelo menos tão inovador quanto seu antecessor: primeiro porque foi projetado e montado na Alemanha, embora com algumas placas provenientes da China, e segundo por ser um projeto parcialmente financiado pela UE enraizado na Universidade de Artes de Berlim.

PocketReform, um handheld Linux focado em modularidade e durabilidadePocketReform, um handheld Linux focado em modularidade e durabilidade
PocketReform, um handheld Linux focado em modularidade e durabilidade

A primeira diferença de outros PDAs é a natureza orientada para o cliente diário, mas radicalmente de código aberto deste produto.
Embora ainda não sejam conhecidos muitos detalhes técnicos, o PocketReform se concentrará em um hardware e estrutura flexíveis e facilmente reparáveis, provavelmente retirados pelo menos em parte do laptop Reform de tamanho normal.
No protótipo atual, os dois painéis de madeira e plexiglass para o teclado e os módulos de exibição são conectados por uma dobradiça, com uma placa de circuito e provavelmente uma bateria LiFePO4 substituível.

PocketReform, um handheld Linux focado em modularidade e durabilidadePocketReform, um handheld Linux focado em modularidade e durabilidade
PocketReform, um handheld Linux focado em modularidade e durabilidade

Além disso, segundo seus idealizadores, crucial para o PocketReform é sua modularidade e durabilidade, na perspectiva de um modelo de economia circular.
As primeiras renderizações mostraram um teclado mecânico em miniatura não muito diferente do Penkesu, ao lado de um pequeno trackball e tela OLED, que ainda não são vistos no protótipo atual.
Na verdade, o trackball pode proporcionar uma sensação satisfatória de BlackBerry e navegação fácil, mesmo em ambientes Linux tradicionais, não otimizados para dispositivos móveis.
No lado técnico, as especificações ainda precisam ser vistas. Com certeza, o PocketReform será uma máquina ARM, rodando Linux, provavelmente usando o mesmo SoC NXP i.MX8 de ponta que o MNT Reform, e o famoso smartphone Librem 5 da Purism.
Esse chip, no entanto, significaria que o dispositivo seria colocado, em termos de preço, em algum lugar entre a faixa intermediária e a alta, e não US$ 150 como o PinePhone.
De acordo com os modelos vistos abaixo, o PocketReform provavelmente acomodará o mesmo SoM (System-on-Module) de seu irmão maior, com slots integrados para conectar placas wireless e outros módulos.

PocketReform, um handheld Linux focado em modularidade e durabilidadePocketReform, um handheld Linux focado em modularidade e durabilidade
PocketReform, um handheld Linux focado em modularidade e durabilidade

Mas, além do extenso trabalho de design, não há muito nos protótipos atuais conhecidos neste momento.
Por exemplo, muitas cores e acabamentos foram exibidos em renderizações, de um tom azul claro levemente 2000, a cinza sólido, até a incrível mistura de madeira e vidro do protótipo atual, que gostaríamos de ver replicado na produção.
De acordo com rumores encontrados em uma postagem no fórum, antiga o suficiente para ser tomada com um grão de sal, o PocketReform pode vir em uma variante “normal” e “premium”, possivelmente diferindo em gabinetes de plástico e alumínio, mas os planos podem ter mudado .
Em conclusão, este novo projeto parece intrigante para dizer o mínimo. Com o financiamento pelo menos parcialmente garantido e herdando as expectativas da Reforma MNT como um produto de qualidade, as esperanças para a PocketReform são altas.
Aguardando que mais informações apareçam na parte técnica, o blog oficial do projeto, link abaixo, é o melhor lugar para buscar informações atualizadas.

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.
Como instalar o gerenciador de tokens Nitrokey-app no Linux via Snap
Como converter vídeos para o formato MP4 usando o ffmpeg
Como instalar jogo de lógica KBlackbox no Linux via Flatpak
Blog do Edivaldo é um site que descomplica o Linux com noticias, dicas, tutoriais e informações sobre Ubuntu, Debian, Mint, Fedora, openSUSE, Arch, Redhat, CentOS, Manjaro e muito mais informações sobre Linux, software livre e de código aberto.
Modifique a sua configuração de privacidade
DigitalOcean Referral BadgeDigitalOcean Referral Badge

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.