Tecnologia

Sul de Minas movimenta R$ 3 bi de faturamento com empresas de tecnologia – ACidade ON. Quer saber tudo sobre a nossa região? Fique on!

wp header logo 473 Albânia 10

Publicidade

Albânia 10
Apresentador Leonardo Missio conhece dono de startup voltada à inteligência artificial. (Foto: Reprodução/EPTV)

O sul de Minas Gerais tem se destacado cada vez mais em inovação e tecnologia. A região movimenta cerca de R$ 3 bilhões de faturamento ao ano com empresas de base tecnológica. São mais de 250 startups. Dentre elas, quatro estão entre as TOP 10 dos 100 open startups – ranking nacional das startups mais atrativas para investimentos de grandes empresas 

Uma das fortes características da região é a presença de importantes universidades, institutos e centros de pesquisa, que contribuem muito para a formação de profissionais com boa qualificação atuarem na área.  

São três hubs de tecnologia e inovação atuantes e outros que estão em desenvolvimento. Além disso, a região conta a presença de mais de 11 grandes universidades e centros educacionais. Dentre elas, o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), responsável pelo desenvolvimento da tecnologia 5G no Brasil. 

Entre as cidades destaques do sul de Minas Gerais está Santa Rita do Sapucaí, que tem presença marcante em telecomunicações e eletrônica.   
 
FESTIVAL 

No município acontece o Festival Hack Town, o maior festival de inovação e criatividade da América Latina, que reúne e conecta empreendedores. A cidade também é sede da primeira Casa Google instalada fora dos Estados Unidos. A unidade do Programa Developer Student Clubs tem por objetivo incentivar os estudantes na busca por soluções usando a tecnologia.   

Albânia 10
Sul de Minas recebeu a 1ª Casa Google fora dos Estados Unidos. (Foto: Reprodução/EPTV)



Empreendedorismo tecnológico
 
O empresário Rafael Mendonça é um dos fundadores de uma grande startup em Santa Rita do Sapucaí, que é modelo de criatividade. A empresa atua com inteligência artificial.   

“Nós analisamos o que acontece com determinada bebida em determinada região. Caso a temperatura media esteja diferente daquela que costuma ser, por exemplo, com 1° C a mais ou a menos, e como isso impacta nas vendas dessa bebida. Assim a gente consegue trazer uma previsibilidade maior de consumo mais próxima do que será a realidade. Isso ajuda nosso cliente a se planejar melhor, ter o estoque necessário e otimizado para atender a demanda, sem muita sobra ou escassez”, explicou o empresário. 

Para ser dono de seu próprio negócio, Rafael passou pela transição de carreira e deixou seu emprego tradicional. “Para mim foi uma decisão super tranquila porque era algo que já vinha planejando ao longo da graduação. Eu sempre tive esse desejo de empreender e poder contribuir com a sociedade de alguma forma”, conta. 

Para quem busca o mesmo caminho, ele aconselha a buscar conhecimento.    

“Uma dica para quem quer empreender é buscar atender a uma necessidade de mercado. E junto com isso, pesquisar muito sobre esse mercado, procurar entender as questões específicas dele, para tentar reduzir ao máximo os riscos envolvidos”. 
 
Quer mais matérias? Você pode conferir o temporada completa do “Tudo Inovação” no Globoplay (clique aqui).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS
CANAIS
CONTATO
TERMOS
©   copyright
Quem Somos

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.