Tecnologia

Software da Tesla permite que motoristas joguem videogames com o carro em movimento – Autoesporte

wp header logo 332 Albânia 10

Por Emily Nery
10/12/2021 09h47 Atualizado 10/12/2021
Não é de hoje que a Tesla é alvo de uma investigação pelo uso indevido de suas tecnologias parcialmente autônomas. Dessa vez, a fabricante de Elon Musk está envolvida em mais uma polêmica por supostamente permitir que motoristas possam jogar com o carro em movimento.
A denúncia foi feita em uma reportagem do jornal The New York Times, que entrevistou Vince Patton, dono de um Tesla Model 3. O proprietário ficou surpreso ao saber que poderia jogar Paciência, "Sky Force Reloaded" e "The Battle of Polytopia: Moonrise" na central multimídia enquanto dirigia o carro.
Antes mesmo do Patton descobrir essa função, alguns vídeos do Youtube já mostravam que essa funcionalidade estava disponível na nova atualização do software da Tesla.
Repórteres do The Verge testaram o funcionamento dos jogos com o carro em movimento — Foto: Reprodução/The Verge
Desse modo, assim que o condutor acessa a plataforma, o sistema pede para confirmar que a pessoa que irá jogar é um passageiro. "O Tesla Arcade é um jogo para todos, mas jogá-lo enquanto o carro está em movimento é só para passageiros". Não há qualquer bloqueio por parte do software, portanto, basta o condutor confirmar que não está na direção que o jogo começa.
De acordo com o The Verge, algumas funcionalidades, como o modo desenho e o modo Karaokê, funcionavam com o carro em movimento antes mesmo da nova atualização do sistema.
Tesla Model S Plaid passou a oferecer The Witcher e Cybrepunk 2077 no catálogo de jogos — Foto: Divulgação
Para a Reuters, um porta-voz do National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão de trânsito norte-americano, afirmou que esse assunto estava sob discussão. "Os acidentes de trânsito causados por distração são uma preocupação, especialmente em veículos equipados com uma série de tecnologias de conveniência, como telas de entretenimento”.
Segundo dados da entidade, a condução desatenta foi responsável por 3.142 mortes nos Estados Unidos em 2019.
Sistema semiautônomo da Tesla já é investigado por ter causado 11 acidentes nos EUA — Foto: Laguna Beach Police Department
O The New York Times entrou em contato com a Tesla em busca de um posicionamento sobre a segurança da nova atualização do software, mas não houve resposta.
A plataforma de entretenimento Tesla Arcade conta com mais de 12 aplicativos atualmente. Em junho, Elon Musk surpreendeu o público ao anunciar que o novo Model S Plaid iria rodar os jogos The Witcher e Cyberpunk 2077 com um desempenho semelhante a de um Playstation 5. Porém, até então, eles só funcionavam caso o veículo estivesse no modo Park (estacionado).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.