Tecnologia

Sistema de inteligência agropecuária vai facilitar acesso público a serviços digitais do Mapa – Governo Federal

wp header logo 311 Albânia 10

Notícias
Sinagro

Reorganizar o trabalho de geração dos dados da produção agropecuária do Brasil e integrar as informações em um só ambiente é o objetivo do Sistema Nacional de Gestão de Informações e Inteligência Agropecuária (Sinagro). O sistema irá facilitar o acesso ao público dos serviços digitais oferecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e entidades vinculadas. 
A portaria Nº 420, que institui o Sinagro, foi publicada nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da União.  
O novo sistema efetuará a gestão e análise da informação que inclui a identificação das necessidades, a coleta, a sistematização, o armazenamento, o processamento e a disponibilização de dados, de forma organizada. O Sinagro contará com dados da agropecuária  produzidos pelo Mapa e pelas entidades vinculadas, como a Conab e a Embrapa, também poderá computar informações lançadas por outros órgãos e entidades, públicos e privados, por meio de adesão voluntária. 
O novo sistema permitirá a análise dos dados em tempo real, possibilitando  prover inteligência às autoridades do ministério e de outras esferas de governo, quando solicitadas.
Também buscará prover informação aos integrantes das cadeias produtivas agropecuárias, em especial aos produtores rurais e aos usuários dos serviços públicos, em geral.
A gestão dos dados e informações agropecuárias é relevante para a tomada de decisão de agentes públicos e privados vinculados ao setor agropecuário e projeções futuras para que o Brasil tenha ainda mais segurança alimentar.
Composição do Sinagro
O Sinagro será composto dos seguintes módulos: Gestão da Informação Agropecuária, Análises Macroestratégicas e Cenários, Estatísticas Agropecuárias e Socioeconômicas, Inteligência Territorial, Inteligência Ambiental e Climática, Defesa Agropecuária e Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária.
A coordenação ficará a cargo da Secretaria de Política Agrícola, com o apoio do Departamento de Tecnologia de Informação da Secretaria Executiva  do Mapa.
Informações à Imprensa
Inez De Podestà
imprensa@agro.gov.br
 

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.