Tecnologia

Sedecti leva inovação na bioeconomia para a 43ª Expoagro do Amazonas – Agência Amazonas

wp header logo 305 Albânia 10

Rodas de conversas sobre bioeconomia, culinária amazônica, produtos e serviços de startups estão na programação no evento
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), deu início, nesta quinta-feira (09/12), ao II Seminário de Bioeconomia do Amazonas. O evento acontece até domingo (12/12), no “Espaço da Bioeconomia”, durante a programação da 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro).
A abertura do evento ficou com o painel “Bioeconomia e Saúde: Soluções a partir das Propriedades da Natureza e dos Saberes Tradicionais”, com diversos convidados engajados em uma roda de conversa sobre a temática.
No período da tarde, as discussões aconteceram com enfoque no painel “Gênero e Bioeconomia no Amazonas”. E para encerrar a programação do primeiro dia de evento foi abordado tema sobre a “Diversidade na Bioeconomia: Inclusão e representatividade nas Redes de Conhecimento Produtivo”.
O secretário titular da Sedecti, Jório Veiga, comentou sobre a participação da Secretaria em mais uma edição da Expoagro, bem como, sobre o Seminário voltado para o público em geral.
“Esta é a segunda vez que trazemos a temática de bioeconomia para à Expoagro. O intuito é divulgar o que está sendo feito, concentrar o conhecimento já existente e mostrar como se pode gerar renda a partir da bioeconomia. Além disso, a Expoagro é uma feira que privilegia os produtores e todo o agronegócio do Amazonas”, destacou o secretário.
Para Jório Veiga, a proposta de discussão sobre a bioeconomia é fazer com que o segmento possa alavancar e contribuir para o Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas.
“É algo que a gente vinha buscando há muito tempo e queremos crescer em termos de participação no PIB do Estado. A ideia é chegar daqui a alguns anos a 12% no PIB. E essa é uma tarefa que vai mudar bastante o agronegócio para o Amazonas”, frisou Veiga.
Espaço Bioeconomia – O Espaço Bioeconomia é organizado pela Secti e tem como objetivo a realização do II Seminário de Bioeconomia do Amazonas, além de realizar ações para incentivar a sociobiodiversidade amazônica e apresentar projetos e iniciativas na área.
Durante os quatro dias da 43ª Expoagro, o Espaço contará com a “Vitrine da Bioeconomia”, apresentando produtos da sociobiodiversidade amazônica, além da “Vitrine das Startups” com exposição de produtos e serviços que buscam o desenvolvimento de soluções inovadoras aplicadas à bioeconomia amazônica, e, também, a “Cozinha da Bioeconomia”, uma novidade que conta com a presença de ecochefs e cozinheiros, preparando deliciosos pratos com produtos regionais para o público visitante.
O chefe de Departamento de Extensão Tecnológica e Inovação da Secti, Leonardo Rodrigo, comentou sobre o Espaço reservado para apresentações sobre a sociobiodiversidade amazônica.
“No Espaço da Bioeconomia temos painéis debatendo diversos assuntos no âmbito do II Seminário de Bioeconomia do Amazonas, tais como: saúde na bioeconomia, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na bioeconomia e, também, rodas de conversa. O local também conta com uma cozinha demonstrando diversos insumos da nossa biodiversidade. Enfim, é um espaço de várias ideias, negócios e de uma amostra do que temos de potencial da sociobiodiversidade aqui no Amazonas”, explicou Leonardo.
O evento segue até domingo (12/12), no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, no bairro Alvorada. Saiba mais sobre a programação nas mídias digitais da Sedecti e também em: www.bit.ly/bioeconomiaexpoagro

Segunda a Sexta-feira
08:00h às 18:00h
redacao@secom.am.gov.br redacaosecomam@gmail.com
Av. Brasil, 513 – Compensa, CEP: 69036-110

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.