Tecnologia

Projeto oferece capacitação na área de tecnologia para jovens – GAZ

wp header logo 411 Albânia 10

Não tem uma conta? Assinar Gazeta
Leia a Gazeta Digital
O curso completo de programador de TI terá duração de quatro meses. As aulas serão ministradas sempre nas quintas e sextas-feiras, com carga total de 120 horas
Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM
Lançamento do projeto-piloto ocorreu na última quinta-feira, na sede do instituto
Uma iniciativa idealizada pelo Rotary Club Santa Cruz do Sul vai levar oportunidade de capacitação profissional a jovens de famílias em situação de vulnerabilidade, moradores dos bairros da periferia do município. Por meio do Projeto Elevar, a parceria entre o clube de serviço, a Prefeitura (Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte) e o Instituto Mix de Profissões abriu 29 vagas para alunos com idades entre 14 e 24 anos em um curso de programador de Tecnologia da Informação (TI).
O lançamento do projeto-piloto ocorreu na última quinta-feira, 2, na sede do instituto, com a presença de autoridades municipais, membros do Rotary Club e representantes da escola profissionalizante, além dos alunos, que participaram de um coquetel de boas-vindas e da aula inaugural. A seleção e as inscrições para participação na primeira turma foram feitas pelo Cras Bom Jesus, entre as famílias referenciadas no local. A Prefeitura entra na parceria também com o transporte dos estudantes até o centro da cidade para frequentarem as aulas.
LEIA TAMBÉM: Indústria aposta em inovação e tecnologia para encarar os desafios
Participam da primeira turma alunos matriculados nas escolas estaduais Santa Cruz, Goiás, Alfredo Kliemann, Bruno Agnes, José Mânica e municipal Bom Jesus, além do Cemeja e dos abrigos masculino e feminino. Os jovens serão apadrinhados por membros do Rotary Club, que acompanharão o seu desenvolvimento. Uma fila de espera para a próxima turma já conta com cerca de 30 inscritos.
Ao discursar no ato de lançamento, o secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello, agradeceu aos parceiros do projeto e comemorou mais uma iniciativa para levar capacitação e dar acesso ao mercado de trabalho para jovens atendidos nos serviços sociais da Prefeitura. “Muito se fala do apagão de mão de obra no mundo da tecnologia e pouco se faz. Hoje é preciso falar a língua das máquinas, porém a gente sabe o quão difícil é tirar do papel e do campo das ideias e tornar algo concreto. E é isso que estamos fazendo hoje aqui, combatendo de frente essa situação”, ressaltou o secretário.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura avança na instalação do Parque de Inovação e Tecnologia
Para o mentor do projeto, Rodrigo Teixeira, integrante do Rotary Club Santa Cruz, a pandemia fez com que as empresas se reinventassem e ingressassem com força no mundo virtual, o que demandou a necessidade de mais programadores e desenvolvedores de softwares. Segundo ele, a falta de profissionais no mercado já tem causado ameaça a empreendimentos em outras áreas que dependem da tecnologia. “Temos empresas em Santa Cruz com vagas abertas há mais de oito meses que não conseguem encontrar candidatos. Hoje vemos muitos pais de família com subempregos, e essa é uma oportunidade com garantia certa de emprego porque é focada em uma área realmente carente de profissionais”, frisou.
O curso completo de programador de TI terá duração de quatro meses. As aulas serão ministradas sempre nas quintas e sextas-feiras, com carga total de 120 horas. Ao final, os alunos ganharão certificados de conclusão de curso profissionalizante. Ainda no decorrer da capacitação, eles participarão do sorteio de laptops. Serão contemplados aqueles que se destacarem nas atividades, como incentivo para seguirem na área de tecnologia da informação. Parcerias com empresas locais para absorção de mão de obra também estão sendo firmadas.
LEIA TAMBÉM: Programa busca qualificação de profissionais para a área de tecnologia da informação
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!
Veja mais de Geral
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.