Tecnologia

Programa Inovador da Prefeitura de São Paulo é a única fonte de referência em Guia de Boas Práticas no Serviço Público da OCDE — Prefeitura – Prefeitura (.gov)

wp header logo 488 Albânia 10

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publica em seu Portal um guia com os programas e projetos que podem servir de referência para os governos visando a melhoria do serviço público. O programa CopiCola da Prefeitura de São Paulo é o único exemplo brasileiro inserido nesse guia.

Confira o Guia completo AQUI.
As novas práticas são identificadas pelo Programa CopiCola e inseridas quando na prática, a solução, o jeito de fazer pode ser multiplicado e adotado em diversos contextos da administração pública. Dessa forma, a troca de experiência e o aprendizado são potencializados através da emissão de atividade entre servidores.
A iniciativa da administração paulistana conquistou os avaliadores que selecionaram os programas que compõe o Innovation Playbook, um guia para ajudar servidores e servidoras a colocar em prática concepções inovadoras. Estar nessa publicação é uma importante conquista para o 011.Lab. O CopiCola foi idealizado pelo Laboratório de Inovação e Tecnologia (011).lab, da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT), em parceria com o Cebrap – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com essa publicação tem como objetivo fornecer um fórum global de conhecimento compartilhado. No decorrer da publicação há diversos estudos de países diferentes, mas a única iniciativa brasileira indicada pela OCDE é o Programa CopiCola.
Até o momento, o CopiCola, da Prefeitura de São Paulo e SMIT reúne 21 casos sistematizados. São 276 cidades do Brasil acessando o site do programa, além da participação de diversas Secretarias Municipais, aqui na capital e também de outros municípios.
Um exemplo a ser citado é da analista de políticas públicas e gestão governamental, atualmente na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Thaís Brianezi.
“A Prefeitura de São Paulo tem muitas boas práticas, que geralmente não têm o registro e a divulgação merecidas. Essa memória institucional tende a se perder com a alternância de gestões e equipes. O CopiCola contribui diretamente para reverter esse quadro, contribuindo para nosso aprendizado e inovação internos e também servindo de referência para outras prefeituras e entes. Enfim, a gente deixa de reinventar a roda, e juntos aprendemos como lidar melhor com o permanente desafio de trocar pneu, com o carro andando”, afirma a analista.
A coordenadora do CopiCola, Rafaela Mendes, também exalta as metas do Programa e a importância da menção pelo Observatório de Inovação no Setor Público (OPSI) e da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE):
“É louvável que o Programa CopiCola tenha sido a única iniciativa brasileira mencionada como caso de estudo no Playbook da OPSI-OCDE. A menção consolida e reconhece nosso trabalho em compartilhar conhecimento e ferramentas que ajudem os servidores e servidoras a colocarem em prática a inovação na rotina da administração pública”
Para o Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia o reconhecimento pela OCDE é um incentivo para o setor público, para a equipe SMIT e para o 011.Lab. “Ser um propagador de ideias, exemplos eficientes e gerar inovações tecnológicas para melhorar a gestão é nossa contribuição. Não apenas para o município paulistano, mas para outros governos e órgãos que acessarem o guia, o que nos motiva a colocar em prática novos projetos”. Destacou Juan Quirós.
Mais informações no link a seguir: https://copicola.prefeitura.sp.gov.br/copicola/home

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovaçã[email protected]

SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: [email protected]
Acervo de vídeos: https://shre.ink/YYP
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Ações do documento
Local: Gabinete do Prefeito
Local: Av. Brigadeiro Faria lima 3732, Itaim Bibi
Local: Rua Federação Paulista de Futebol, 55 – Barra Funda
Local: Gabinete do Prefeito
Local: Av. Ibirapuera, 2927 – Moema

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.