Apple, Google, Microsoft, Mozilla, Igalia e Bocoup se uniram para lançar a quarta edição do evento chamado Interop 22, cujo objetivo é melhorar a compatibilidade entre navegadores e assim gerar uma web mais segura, funcional e útil para todos. A ideia é juntar desenvolvedores dos principais nomes do mercado para trabalharem em conjunto na tentativa de solucionar grandes problemas da web.
Embora cada navegador tenha suas características e recursos, há pontos problemáticos comuns entre eles. Isso faz com que a evolução da tecnologia de sites seja interrompida até que as brechas ou ausências de funcionalidades sejam corrigidas.
O Interop estabelece uma pontuação pública para cada navegador, baseada nos avanços e necessidades de melhorias de cada um. Como muitos têm o mesmo núcleo, como no caso de Edge e Chrome, tornar o desenvolvimento unificado ajuda a tornar a experiência aprimorada para o usuário final.
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
A iniciativa começou em 2019, quando Google, Mozilla e outros menores criaram o encontro para descobrir as dificuldades dos desenvolvedores da web. Como o saldo foi positivo, cada fabricante passou a incentivar a reunião anual no intuito de reconhecer as falhas e apontar soluções para corrigi-las.
Para este ano, o Interop focará em 15 áreas específicas, tais como cascade layers, funções de cores e códigos em CSS, novas unidades de viewport, rolagem de tela, subgrade e o elemento dialog (usado para exibir caixas de diálogo e recursos interativos), além de outros ajustes técnicos. Embora esses termos pareçam ser complexos para quem é leigo, são fundamentais para aprimorar a experiência do usuário, seja na parte visual, seja no uso diário em sites, redes sociais e aplicativos.
(usado para exibir caixas de diálogo e recursos interativos), além de outros ajustes técnicos. Embora esses termos pareçam ser complexos para quem é leigo, são fundamentais para aprimorar a experiência do usuário, seja na parte visual, seja no uso diário em sites, redes sociais e aplicativos. (usado para exibir caixas de diálogo e recursos interativos), além de outros ajustes técnicos. Embora esses termos pareçam complexos para quem é leigo, são fundamentais para aprimorar a experiência do usuário, seja na parte visual, seja no uso diário em sites, redes sociais e aplicativos da web. (usado para abrir caixas de diálogo e outras interações). Muitos desses termos técnicos são complexos para quem é leigo, mas tem total impacto na navegação na internet, seja sob o aspecto visual, seja pelo funcionamento. (representa uma caixa de diálogo ou componente interativo), entre tantas outras.
Esses são os pontos principais relacionados a coisas que não funcionam corretamente em todos os navegadores ou áreas mais complexas de se trabalhar, que precisam de ajustes para serem mais efetivas. Segundo o Google, a interoperabilidade entre navegadores é uma forma de tornar a web um local mais acessível, já que todos teriam acesso às mesmas tecnologias, independente de qual o software de preferência.
Os interessados podem enviar comentários e sugestões na página do Interop 2022, já que há um fórum inteiro de discussões para tratar dos detalhes. Qual desses recursos fará mais diferença para o seu trabalho? Com o que você está realmente animado? Tudo isso pode ajudar os desenvolvedores dos apps a trazer navegadores melhores para a web mundial.
Fonte: Google, Microsoft, Apple
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Principais navegadores se unem para resolver grandes problemas da web – Canaltech
07
mar