Tecnologia

Prefeitura inicia estudos para implantação da tecnologia 5G em Brusque – O Município

wp header logo 262 Albânia 10

Veja mais notícias de SJB
Mudança na legislação é o primeiro passo para receber a quinta geração de rede móvel
Mudança na legislação é o primeiro passo para receber a quinta geração de rede móvel
Ainda neste ano, a Prefeitura de Brusque enviará para a Câmara de Vereadores projeto de lei que possibilita o início da implantação da tecnologia 5G em Brusque.
Com o leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, a Anatel definiu que a tecnologia deve funcionar nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal até julho. Já as cidades com mais de 30 mil habitantes tem prazo de implantação até julho de 2029.
A internet 5G utiliza ondas milimétricas de alta frequência e, por isso, exige mais receptores e repetidores de sinal para transpor obstáculos fixos, como torres e edifícios. Portanto, a implementação da quinta geração de rede móvel prevê a construção de novas bases de conexão. Desta forma, estados e municípios deverão alterar sua legislação, permitindo a instalação de mais antenas em locais públicos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ademir José Jorge, afirma que há interesse de que Brusque receba esta tecnologia o quanto antes, pois os benefícios, principalmente para o setor industrial, serão inúmeros.
Entretanto, ele destaca que é preciso criar regras e, por se tratar de um assunto novo e bastante complexo, é necessário também levar em consideração os apontamentos dos técnicos e especialistas nesta área.
De acordo com ele, a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) deve iniciar um estudo neste sentido, com o objetivo de elaborar um modelo de projeto que os municípios possam seguir e adaptar conforme sua realidade.
Ademir Jorge lembra que quem ganhou o leilão para instalação da tecnologia 5G no Sul do Brasil foi a empresa Unifique, que já atua em Brusque. “Queremos em breve fazer uma reunião com a Unifique para entender melhor como vai funcionar esta tecnologia e como a prefeitura pode contribuir. Tendo toda a parte técnica elaborada, esclarecida, fazemos o projeto e enviaremos para a aprovação da Câmara”.
A cidade de Jaraguá do Sul será a primeira em Santa Catarina a implantar a tecnologia 5G. O município está entre as cinco primeiras cidades do país que irão integrar a rede nacional de 5G, ao lado de Curitiba (PR); Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE) e Araguaína (TO).
Florianópolis também já teve seu projeto de lei aprovado pelos vereadores e, em breve, deve iniciar o processo de implantação da nova tecnologia.
De acordo com a União Internacional de Telecomunicações, o 5G, ou quinta geração da telefonia móvel, é uma nova tecnologia de transporte de dados em redes envolvendo dispositivos móveis. Ele sucede gerações anteriores, mas autoridades e especialistas apontam que terá melhorias não apenas incrementais, mas qualitativas.
Enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2kbit /s e o 4G garantia tráfego de 1 Gbit /s, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 100 1 Gbit /s. Enquanto a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) era de 60-98 milissegundos no 4G, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo.
Já a capacidade de conectar dispositivos poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.
Veja mais notícias de SJB
« »
 
Seu nome:
Seu e-mail:
Por favor, descreva aqui o erro encontrado ou sua sugestão de melhoria:
Seu IP 18.210.253.82

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.