Tecnologia

Petrobras divulga resultado e contratação de empresas de tecnologia em edital de R$ 12,9 milhões – TI Inside

wp header logo 716 Albânia 10

A Petrobras divulgou, na última quinta-feira, 3, o resultado final das empresas vencedoras da rota Inception, de maior complexidade tecnológica, do 3º edital de Teste de Soluções, que aplica o novo Marco Legal das Startups, dando início ao processo de contratação das soluções inovadoras para estes desafios. O edital tem o maior valor por proposta já utilizado pela companhia, alinhado ao limite estabelecido pela lei complementar 182/21, que entrou em vigor no ano passado. As startups poderão receber até R$ 1,6 milhão por proposta, a depender do desafio, para desenvolvimento e testes das soluções em ambientes produtivos.
Além da rota Inception, o edital trouxe também a rota Fast Track, que teve o resultado divulgado em dezembro. O que diferencia as duas vertentes é o grau de complexidade e risco tecnológico das soluções esperadas. As empresas da rota Inception, como previsto no edital, passaram por seis semanas de mentoria técnica para refinamento do plano de trabalho, modelo de negócios e preparação para um pitch day, evento onde as empresas apresentam suas propostas para uma banca formada por gestores e especialistas da Petrobras. Nessa avaliação são considerados critérios como o modelo de negócios, implantação da solução ao final projeto, consistência e competitividade da proposta, impacto e geração de valor, escalabilidade e abrangência da solução.
"O novo Marco Legal das Startups permite a contratação mais ágil de startups e de outras empresas e, consequentemente, acelera a implantação de tecnologias que atendem a desafios da Petrobras, associando em um só processo de engajamento o desenvolvimento de solução seguido de uma oportunidade de contrato. Esse é um dos módulos do programa Petrobras Conexões para Inovação que simplifica o processo para aquisição de produtos ou serviços com tecnologia associada. A contratação de empresas e startups beneficia não só a Petrobras mas a própria empresa parceira que encontra aqui uma oportunidade de escalar o seu negócio, o que é um incentivo ao empreendedorismo, beneficiando a sociedade", analisa o diretor de Transformação Digital e Inovação da companhia, Juliano Dantas.
Foram selecionadas propostas nas áreas de robótica e tecnologias digitais aplicadas a óleo e gás, soluções corporativas, saúde e segurança. Tecnologias como wearables, inteligência artificial e gamificação integram os projetos apresentados. Das 21 propostas escolhidas na primeira fase do edital para os desafios da rota Inception, nove estão aprovadas para contratação, o máximo previsto pelo edital.
O processo de contratação das startups vencedoras das duas rotas deve ser concluído entre março e abril, meses previstos também para o início dos trabalhos. Elas assinarão um Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI). Os CPSIs terão vigência de até 12 meses, prorrogável por outros 12 meses para validação das soluções tecnológicas. Além disso, o marco permite que, após o contrato de inovação, a solução com melhor desempenho, e que demonstrou agregar valor para o negócio da Petrobras, seja contratada por um período de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos, para fornecimento em escala. Essas duas fases em conjunto agilizarão a implantação das soluções na companhia e a consolidação dos novos fornecedores no mercado.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.