Tecnologia

Paulo Alvim assume Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – Empresa Brasil de Comunicação

wp header logo 81 Albânia 10

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O engenheiro civil Paulo Alvim assumiu na tarde desta quinta-feira (31) o cargo de ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no lugar do astronauta Marcos Pontes, que esteve no cargo ao longo dos últimos três anos, desde o início do governo Jair Bolsonaro. Alvim era secretário de Empreendedorismo e Inovações da pasta.ebc Albânia 10ebc Albânia 10
A solenidade de transmissão de cargo ocorreu no auditório da pasta, no início da tarde. Pontes deixou o cargo para disputar as eleições em outubro. Ele tentará uma vaga na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo. Pela manhã, no Palácio do Planalto, uma cerimônia comandada pelo presidente da República marcou a saída de 10 ministros de governo, que disputarão as eleições, e a posse dos novos titulares.
“Nós só vamos transformar esse país se a gente avançar de forma coesa, integrada e convergente, se avançarmos em educação, ciência e tecnologia. Não existe outro caminho”, afirmou Alvim.
O novo ministro é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Atua há cerca de 40 anos no setor público, e ocupou diversos cargos, a maioria com foco na área de ciência e tecnologia. Foi secretário adjunto no governo do Distrito Federal e chefe do escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em Brasília. 
Paulo Alvim tem grandes desafios pela frente, especialmente em relação a investimentos. O ministério vem tendo o orçamento achatado ao longo dos últimos anos. Os recursos disponíveis para financiamento de bolsas de pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por exemplo, tem cerca de R$ 1,2 bilhão de verba este ano. O valor representa a metade do que se tinha na comparação com as décadas passadas.
Sobre esse tema, o ex-ministro Marcos Pontes afirmou, em seu discurso de despedida, que conseguiu manter em dia todas as bolsas do CNPq. “A gente conseguiu preservar isso daí”, disse.
Marcos Pontes fez um longo balanço de sua gestão na pasta e destacou a atuação do ministério durante a pandemia, especialmente na produção e desenvolvimento de uma vacina 100% nacional. “Eu tenho orgulho de dizer que o Brasil tem, a partir desse ano, independência na produção de vacinas, justo o ano do bicentenário da Independência. Isso é uma coisa pra gente comemorar e que foi graças aos nossos cientistas aqui do Brasil”, afirmou.
Edição: Valéria Aguiar
Decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União  dispõe sobre a venda de ações da Eletrobras em poder do BNDES ou de suas subsidiárias.
Auxiliar do técnico Tite afirma que os adversários do Brasil na primeira fase do Mundial (Sérvia, Suíça e Camarões) passam por um momento de renovação.
Decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro é considerado importante para dar continuidade aos esforços de regionalização dos serviços públicos de saneamento básico.
Jogando na Arena Barueri, o Alviverde triunfou por 3 a 0 na partida que abriu a 5ª rodada da competição com gols de Thaís, Bia Zaneratto (foto) e Sochor.
Terão direito ao benefício afetados pela seca ou estiagem. Medida é destinada aos produtores do Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR-Rio), 57 sirenes de alerta foram acionadas em 31 morros e comunidades nas últimas 24 horas.
Segundo relatório, pessoas do grupo de risco ficaram expostas à covid-19, sem equipe mínima de saúde ou possibilidade de pronto-atendimento por falta de escolta.
A seleção, que está no grupo G do Mundial, estreará no dia 24 de novembro (uma quinta-feira), a partir das 16h (horário de Brasília), no estádio Lusail contra a Sérvia.
Segundo Ministério da Economia, a valorização das commodities (bens primários com cotação internacional) decorrente da guerra entre Rússia e Ucrânia justificou a revisão da estimativa.
Seleção brasileira foi sorteada no Grupo G e inicia busca do hexacampeonato no dia 24 de novembro, diante dos sérvios. Três dias antes, Senegal e Holanda abrem o Mundial.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.