Tecnologia

O que é omnichannel e qual o papel da tecnologia nessa estratégia? – Tecnoblog

wp header logo 206 Albânia 10

Curadoria de ofertas
sem rabo preso 👉

A internet chegou e pouco a pouco fomos adotando novos hábitos. Mudamos nossa forma de nos comunicar, de comprar e até mesmo de limpar a casa. Do outro lado, as empresas também tiveram que se readaptar para atender aos seus clientes. É aí que entra o omnichannel. Para saber o que é e qual o papel da tecnologia nessa estratégia, continue comigo.
Se uma empresa fala que é omnichannel significa que ela vai estar presente em todas as fases de uma jornada de compra, independente do tipo de canal que o cliente preferir, e o melhor: oferecendo o mesmo tipo de atendimento e de forma integrada.

Para ilustrar melhor, vamos pensar que você pesquisou no Google por uma cadeira de escritório e, pouco tempo depois, você recebeu o anúncio de uma marca com esse produto.
Você achou o preço legal, mas não sabe se a cadeira é confortável, se o material é bom… Enfim, você decide ir até a loja física daquela empresa. Lá você experimenta a cadeira, gosta e finaliza a compra naquele momento, mas não tem como levar para a casa. A empresa oferece a opção de entrega a domicílio e, dessa forma, você finaliza a compra.
Depois, como a empresa quer manter um relacionamento com você, é normal que ela queira saber o que achou sobre o atendimento. Para isso, ela pode te ligar, de mandar um formulário de avaliação por e-mail, WhatApp, entre outros meios de contato.
O que aconteceu no exemplo acima foi um atendimento omnichannel: você passou por diversos estágios da jornada de compra e em diferentes canais — com a mesma empresa e sem muitos obstáculos pelo caminho.
Uma varejista muito conhecida no Brasil e que já adotou essa estratégia é o Magazine Luiza. O cliente da loja pode ser atendido via chat e telefone. Além disso, ao comprar pelo app ou site, é possível ver lojas próximas ao local em que está para retirar o produto. Isso diminui o custo da entrega e, algumas vezes, até o tempo de espera para ter o produto em mãos.
O Grupo Pão de Açúcar também tem abraçado essa ideia e durante uma compra, por exemplo, o cliente pode ele mesmo finalizar suas compras usando o Self Checkouk. Com a tecnologia, ele consegue calcular o valor dos produtos e depois fazer o pagamento sem a ajuda de um atendente.
Não há omnichannel sem tecnologia. Ela está presente em diversos processos dessa estratégia: ali, bem antes da compra até o pós-atendimento. Isso porque, não tem como oferecer uma experiência integrada, em diversos canais (lojas físicas, telefone, aplicativo, redes sociais, emails, etc.) sem automatização.
Veja abaixo alguns momentos em que a tecnologia é essencial para uma marca omnichannel:
Além de oferecer uma jornada personalizada a um cliente, o que aumenta sua satisfação e relacionamento com a marca, o omnichannel aumenta o alcance de uma empresa pois o que vai separar ela do cliente é só um clique, um telefonema, uma mensagem.
Outro ponto positivo dessa estratégia é a coordenação de estoque. Com tudo integrado, as chances de um produto ficar parado e sem venda são muito baixas. Bem como vendê-lo e depois perceber que não tem o estoque.
Se o cliente fica feliz, a empresa também fica feliz. Provavelmente, ele voltará a fechar negócio com a marca e indicá-la para outras pessoas próximas. O resultado, portanto, é um aumento de lucro — ponto importantíssimo para as empresas.
A implementação do omnichannel, no entanto, requer alguns cuidados que são vistos como desafios para algumas organizações como o armazenamento e gerenciamento de dados e alcançar uma visão detalhada e unificada do cliente para oferecer a melhor experiência.
Mas com organização e parceiros certos, é possível superar os desafios — e, colocando na balança, os pontos positivos fazem a diferente (tanto para empresa, quanto para cliente).
No multichannel também existem diversos pontos de contato com o cliente, no entanto, ele não é integrado. Isso quer dizer que os canais possuem “línguas” diferentes e formas de atuar também, sendo, muitas vezes, até concorrentes um do outro. Por isso, não compartilham estoque e dados para atendimento ao cliente, por exemplo.
Com informações: NetSuite e CB Insitghts
Descubra dicas sobre como fazer papel no Minecraft e aproveitá-lo dentro do jogo para criar outros itens importantes na aventura
Confira uma lista com 10 mods distintos para Among Us que podem aumentar ainda mais a diversão desse jogo multiplayer online
Saiba como colocar papel de parede no WhatsApp e deixe seu app de mensagens com uma aparência mais alinhada com o seu estilo
Veja como colocar um vídeo como papel de parede no Mac, use imagens de mesa dinâmicas ou o VLC Media Player
Saiba como colocar um vídeo como papel de parede no PC com Windows, usando um recurso presente no VLC Media Player
Saiba como colocar um papel de parede no Telegram; esse procedimento é útil para deixar o fundo dos seus chats mais bonitos
O PC além do trabalho: conheça 8 jogos para Linux para tirar proveito do sistema operacional em momentos de lazer
Com a pandemia do novo coronavírus, a TV tem sido a companhia de muita gente; saiba o que chega na Netflix em abril
As empresas têm visões distintas sobre o metaverso e seus possíveis usos no futuro, mas todas já estão investindo pesado na ideia
Uma mulher de 52 anos tentou contratar um assassino de aluguel através de um site criado como uma brincadeira; ela foi condenada
Facebook e Instagram apagaram 1 milhão de posts, comentários e stories no Brasil com informações falsas sobre COVID-19; empresa não revela engajamento
Jawed Karim, um dos co-fundadores do YouTube, usa descrição do primeiro vídeo publicado no site para reclamar do fim da contagem pública de dislikes
Usuário recebeu oferta de US$ 35 mil por 58 milhões de visualizações; para concorrer com TikTok, Instagram vai gastar US$ 1 bilhão
© Mobilon Mídia 2005 – 2021.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.