Tecnologia

Mogi é reconhecida como polo de tecnologia e de inovação pelo Estado – O Diário de Mogi

wp header logo 2753 Albânia 10

O município também pode receber o repasse de recursos para novas ações e projetos e iniciativas governamentais de fomento aos setores
O Polo Digital é destaque na cidade (Foto: divulgação / PMMC)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
O município também pode receber o repasse de recursos para novas ações e projetos e iniciativas governamentais de fomento aos setores
O Polo Digital é destaque na cidade (Foto: divulgação / PMMC)
Mogi das Cruzes conquistou um importante reconhecimento das ações desenvolvidas para o incentivo à tecnologia e inovação. Nesta quarta-feira (24/03), o município foi classificado como território de Arranjo Produtivo Local em Tecnologia da Informação e Comunicação (APL TIC). O anúncio foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado.
“O reconhecimento de Mogi das Cruzes como APL TIC coloca o município em destaque no estado e no país como uma cidade que fomenta negócios que tenham como base a tecnologia da informação e a comunicação. Também é um reconhecimento ao ambiente de inovação e empreendedorismo de base tecnológica que vem sendo criado no município e é uma das principais diretrizes da nossa administração”, destacou o prefeito Caio Cunha.
Com a classificação, Mogi das Cruzes passa a ser reconhecida como um polo de desenvolvimento em tecnologia e inovação. O município também pode receber o repasse de recursos para novas ações e projetos e iniciativas governamentais de fomento aos setores. A APL TIC de Mogi das Cruzes terá como entidade gestora o Alto Tietê Valley, referência em processos de inovação. 
“A parceria da Prefeitura com as instituições e entidades do município foi decisiva para que Mogi das Cruzes tenha chegado a este nível de destaque e reconhecimento na inovação, que é pioneiro na nossa região. A administração vem trabalhando para criar um ambiente favorável de negócios e tivemos um apoio fundamental do escritório regional do Sebrae-SP, que nos instruiu e acompanhou todo o processo. A participação do Alto Tietê Valley também foi essencial para que a cidade chegasse ao reconhecimento como APL TIC”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.
Ele lembrou que a estrutura de inovação e tecnologia existente em Mogi das Cruzes foi fundamental para o reconhecimento do município. Fazem parte, ações com participação direta da Prefeitura, como o Polo Digital, a legislação do Sistema Municipal de Inovação e a existência de um Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT) atuante. Mogi das Cruzes também conta com entidades voltadas à inovação, empresas especializadas no setor e instituições de ensino públicas e particulares com cursos voltados à área da tecnologia para formação de mão de obra qualificada.
Benefícios
A classificação de Mogi das Cruzes dá ao município possibilidade de acesso a políticas e ações destinadas ao fortalecimento do setor de tecnologia da informação e comunicação; a promoção, divulgação e reforço da identidade do APL TIC; e a possibilidade de participação em editais de chamamento público para fomento promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Além disso, as empresas inseridas no APL terão acesso a linhas de crédito específicas públicas ou privadas.
Também existe a possibilidade de participação do município em editais e demais projetos promovidos por entidades parceiras e em feiras e eventos promovidos ou apoiados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. 
“Todas estes benefícios são uma oportunidade para que Mogi das Cruzes se desenvolva ainda mais em termos de inovação e tecnologia, além da possibilidade da atração de novos investimentos para o município, para a nossa economia e a geração de mais empregos”, explicou Bastianelli.
O secretário lembrou ainda que a Prefeitura já tem previstos novos investimentos para alavancar ainda mais o setor, como a criação do HUB PIPA, que será implantado no prédio 2 da administração municipal, no Centro, e que reunirá uma série de ações voltadas à inovação no município.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.