Tecnologia

Ministro do MCTI reforça importância da internet em regiões remotas do país – Governo Federal

wp header logo 731 Albânia 10

Notícias

Foto: Wesley Sousa (ASCOM/SEAPC/MCTI)
“O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações é uma caixa de ferramentas, este ministério é essencial para o funcionamento de diversas outras áreas como saúde, agricultura, infraestrutura e outros setores importantes para a sociedade”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, durante palestra neste sábado (12) no Congresso do Sindicato das Empresas de Internet de São Paulo (SEINESP). O evento aconteceu no Nacional Club, um dos clubes sociais mais tradicionais de São Paulo, fundado em 18 de dezembro de 1958, no bairro do Pacaembu na capital paulista.
O ministro falou sobre infraestrutura de conectividade de internet no país e da importância destas estruturas para o desenvolvimento das empresas no Brasil. Marcos Pontes destacou as ações da pasta quando ainda abrigava as comunicações. Pontes reforçou a relevância da internet nas comunidades mais remotas do país, como as da região Amazônica, e o papel do governo no cuidado com a sociedade. “O governo tem que ajudar as empresas a terem sucesso”, disse o ministro sobre a importância do trabalho em conjunto para levar até a população soluções que promovam qualidade de vida e bem-estar no dia a dia do cidadão.
O ministro não deixou de falar sobre a utilização de satélites e as ações do ministério para destravar gargalos de anos para que a internet, via este tipo de equipamento, fosse viável em todo país. “A internet via satélite é primordial para as comunidades mais remotas do Brasil, auxilia nas escolas, nos hospitais, na segurança e em diversas outras situações emergentes dessa população”, falou o ministro.
Marco Pontes aproveitou o momento para ressaltar as ações mais recentes do MCTI em especial no apoio ao governo federal no enfrentamento da pandemia. Entre os exemplos, o ministro destacou a produção de vacinas nacionais, que está sendo implementada em sua gestão. Além da implementação do Centro Nacional de Vacinas, o MCTI investiu na produção de 15 vacinas brasileiras e uma delas já está em fase final de testes.
Ainda no evento, Marcos Pontes destacou a parte de programas e projetos e as legislações que garantem o funcionamento destas iniciativas. O ministro enfatizou as ações do MCTI para a manutenção de leis como a do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis). O Marco Legal das startups também recebeu destaque do ministro do MCTI. “É importante o desenvolvimento deste tipo de empresas no país”, falou Pontes que enfatizou os editais que permitem que essas empresas utilizem recursos do ministério para o desenvolvimento de projetos e programas. Sobre o fomento de startups voltadas para segurança cibernética, o ministro destacou que existem mais de R$ 30 milhões disponíveis por meio de editais do MCTI.  
Congresso da Mulher Eleita
O ministro do MCTI participou ainda do Congresso da Mulher Eleita São Paulo, realizado pela plataforma suprapartidária de candidaturas femininas, a Eleita. Na oportunidade Marcos Pontes falou da importância da ciência, tecnologia e inovação para o país e destacou o papel da mulher na ciência e na pesquisa do país.
Pontes recebeu participantes após o evento para conversar e falar um pouco mais sobre cada projeto e programa do MCTI. Além disso, Marcos Pontes recebeu homenagens dos presentes tanto pela carreira de astronauta como pelas ações realizadas em prol da ciência, tecnologia, inovação e comunicação durante a sua gestão.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.