Tecnologia

Laboratório de tecnologia começa a funcionar nesta segunda-feira em Encantado – Grupo A Hora – Grupo A Hora

wp header logo 212 Albânia 10

Domingo3 de Abril de 2022
INOVAÇÃO
Contêiner chamado “Maker Space” foi instalado na Escola Érico Veríssimo. Atividades voltadas à inovação serão oferecidas aos alunos do turno inverso
Por Juliana Pisoni
Publicado sexta-feira,
01 de Abril de 2022 às 18:00
Como parte do programa Cidade do Futuro, a inovação começa em sala de aula, a administração municipal inaugurou na manhã de quinta-feira, 31, o primeiro laboratório contêiner Maker Space (“espaço criador”, em inglês).
A estrutura instalada na Escola Érico Veríssimo será utilizada para as atividades do turno inverso, que iniciam na segunda-feira, dia 4. O espaço de 41 m² conta com isolamento acústico.
No local, os alunos desenvolverão atividades ligadas à inovação e tecnologia, com uso de drones, impressora 3D, robótica, sistemas de áudio e som, cinema, plataforma arduíno, tablets e notebooks, entre outras.
O investimento na aquisição da estrutura, incluindo o contêiner e os equipamentos, foi de R$ 388 mil, com recursos próprios da prefeitura. O outro contêiner está instalado no Centro Municipal de Educação.
O prefeito Jonas Calvi diz que Encantado chega aos 107 anos de emancipação, olhando para o futuro. “O contêiner Maker Space concretiza um sonho e, que só se torna realidade, pois possuímos um plano de educação para o município. Essa iniciativa foi baseada em diagnósticos realizados com os estudantes e professores”, explica.
No aniversário de 107 anos de Encantado, a comunidade pôde conhecer o primeiro laboratório de tecnologia instalado no município
Calvi lembra que a administração identificou 27 demandas a serem melhoradas na área, definindo dez como prioridade. “Dessa forma vamos conseguir avançar com o Centro de Tecnologia e Inovação. Vamos sair do turno inverso que é um pouco mais artístico e implantar a robótica. Vamos dar condição para estes alunos e minimizar a demanda que temos na região, que é a falta de mão de obra qualificada”, pontua.
A secretária de Educação, Stéfanie Casagrande, destacou que o plano elaborado pela secretaria é desafiador, entretanto, busca mudar a história da educação do município.
“As dez ações são apenas o começo do que queremos fazer, e o Maker Space é a primeira delas. A gente precisa ter profissionais diferenciados, mas o que estamos fazendo na educação para mudar isso? Este é o primeiro passo”, conclui.
Já a diretora da escola, Josi Moretto, observa que a aptidão predominante hoje em sala de aula é a motora. Neste sentido, as atividades que serão oferecidas envolvendo a tecnologia vão agregar nas habilidades dos alunos.
“Vamos poder proporcionar a eles uma vivência diferente e, quem sabe, descobrir aqui um cientista ou um campeão de robótica”, finaliza.
Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.
Compartilhe essa notícia
Infraestrutura 02 de Abril de 2022
Cerca de 1,7 quilômetros serão concluídos em dois meses. Investimento na obra é de R$ 13 milhões
Infraestrutura02 ABR18h00min
Continue lendo

POLÍCIA 02 de Abril de 2022
Três policiais, que falam o dialeto alemão, passarão por treinamento e especialização para compor a Patrulha R…
POLÍCIA02 ABR15h00min
Continue lendo

Previsão do Tempo 02 de Abril de 2022
Sol predomina ao longo deste sábado (2) e frio enfraquece. Instabilidade deve retornar no domingo
Previsão do Tempo02 ABR06h10min
Continue lendo

Bibiana Faleiro
Leila Franz
Rodrigo Martini
Albano Mayer
Leila Franz
Rogério Wink
Rodrigo Martini
Fernando Weiss
Rodrigo Martini
Ezequiel Neitzke
Rodrigo Martini
Leila Franz
Rodrigo Martini
Caetano Pretto
Leila Franz
51 3710.4200

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.