Tecnologia

Kernel Linux implementa mais avanços nas tecnologias AMD – Blog Diolinux

wp header logo 726 Albânia 10

Início / Notícias
Conteúdo
Recentemente, o Kernel Linux implementou alguns avanços nas tecnologias AMD como patches para habilitar o suporte a convidados SEV-SNP, driver de gerenciamento de sistema AMD “HSMP”, além de outras implementações.
O suporte a convidado SEV-SNP está agora em sua nona revisão, o código necessário para ser executado nos kernels de convidado de VM para usar as fortes proteções de integridade de memória e outros recursos. 
Como nas séries anteriores, esse suporte SEV-SNP ainda não está completo, mas espera-se que recursos como a proteção contra interrupção sejam adicionados após o código SEV-SNP inicial ser aceito na linha principal.
O suporte ao convidado do SEV-SNP v9 está agora disponível para revisão na lista de discussão do kernel. Os usuários do EPYC podem obter os patches do kernel SEV-SNP por meio deste repositório do GitHub como outra fonte fácil se desejar compilar seu próprio kernel.
O driver do kernel AMD HSMP está atualmente sob revisão para possível inclusão no ciclo Linux 5.18. HSMP neste contexto é a Host System Management Port (HSMP) ou  “Porta de Gerenciamento do Sistema Host” em uma tradução livre.
Recentemente, o código do driver chegou ao branch de revisão de platform-drivers-x86, então, com o tempo, esse driver deve estar pronto para inclusão na janela de mesclagem do Linux 5.18.
Recentemente, a AMD lançou o microcódigo de CPU da Família 19h / Zen 3 atualizado para a árvore linux-firmware.git.
Esta é a primeira atualização de microcódigo de CPU da Família 19h desde novembro, mas não houve nenhuma indicação se é devido a correções de segurança ou correções gerais.
A revisão está adicionando suporte ao modo PSC ao driver ThinkPad ACPI Linux conforme necessário para suporte ao perfil de plataforma “Advanced Configuration and Power Interface” (ACPI) ou, em uma tradução livre, “Interface Avançada de Configuração e Energia” em laptops AMD. O modo PSC agora é tratado adequadamente onde anteriormente apenas o modo MMC usado pela Intel era suportado e a quebra desse caminho de código para sistemas AMD Ryzen.
Quando esse patch chegar ao kernel principal, o suporte ao perfil da plataforma deve funcionar em laptops Lenovo com AMD Ryzen para alternar entre as preferências de desempenho e economia de energia.
Para melhorar o suporte ao perfil de plataforma ACPI, a Lenovo também está propondo suporte para alternar entre perfis de plataforma de maneira mais fácil, seja nos modos AC (carregamento de parede) ou DC (bateria).
Os laptops da Lenovo podem alternar facilmente os perfis de plataforma com base no modo de energia, portanto, em uma “solicitação de comentários”, foi fornecida uma implementação que permite definir facilmente a preferência do perfil da plataforma, dependendo da fonte de energia.
E você, o que achou das novas implementações do Kernel Linux para as tecnologias AMD?
Um abraço, galera.
Até a próxima.
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.