Tecnologia

Inovação e tecnologia ampliam produtividade no setor leiteiro – Grupo A Hora – Jornal A Hora

wp header logo 397 scaled Albânia 10

Domingo5 de Junho de 2022
AGRO
Automação em sistemas de ordenha e aplicativos garantem conforto aos animais e facilitam a gestão da propriedade. Feira em Teutônia apresentou soluções e protagonismo local
Por Felipe Neitzke
Publicado domingo,
05 de Junho de 2022 às 09:00
A instalação de dispositivos e equipamentos facilita a rotina de quem trabalha no campo. Além disso, o uso de tecnologia agrega na produção e muda o cenário no interior. Como resultado dos investimentos, o rebanho leiteiro obtém incremento expressivo de produção.
Algumas das soluções foram apresentadas durante a 15ª Festa de Maio, em Teutônia. O evento ocorreu na semana passada e exaltou o protagonismo do agronegócio na economia regional. As atividades técnicas e exposição de equipamentos demonstraram a importância da inovação.
LEIA MAIS: Vale marca presença na Expoleite e exalta vocação
Entre os expositores, o empresário Alexandre Tenn Pass, de Lajeado. Ele atua há 16 anos no mercado de automação de estruturas de confinamento e sistemas de ordenha. “Por meio de recursos inovadores foi possível evoluir na produtividade do gado leiteiro. Vacas que antes produziam menos de 10 litros ao dia, hoje chegam a 70.”
A implementação da ventilação e dispositivos de aspersão compõem os novos modelos de produção estruturados no free stall e compost barn. Ambos visam o conforto dos animais e melhor controle sanitário. “Diversos equipamentos foram desenvolvidos para melhorar a condição do rebanho e evitar o estresse pelo confinamento”, detalha Tenn Pass.
Outra necessidade a partir da tecnologia é suprir a redução da mão de obra. De acordo com a secretária de Agricultura, de Teutônia, Lídia Margarete Müller, um dos desafios é manter a produtividade e qualidade mesmo com a redução do número de produtores.
A produção leiteira está entre as três principais atividades do setor produtivo. Na liderança, a criação de suínos. O segmento de aves ocupa o segundo lugar. As atividades também contam com a força do cooperativismo e associativismo, uma das características do Vale.
Criado pelo médico veterinário Ronaldo Luís Pagliarini, o aplicativo Gestor RP é uma ferramenta de controle zootécnico. Lançado para atender uma demanda própria do profissional, a plataforma hoje conta com mais de 200 usuários.
Por meio do software disponibilizado para smartphones, o produtor pode lançar e consultar dados do rebanho leiteiro, dos quais são gerados indicadores que permitem qualificar a tomada de decisão tanto na genética quanto na produtividade.
O aplicativo permite a utilização mesmo sem conexão com a internet. “O produtor tem todas as informações e histórico dos animais na mão em qualquer lugar e momento. O lançamento de uma inseminação, parto ou secagem é feito em menos de 30 segundos”, destaca Pagliarini.
O médico veterinário reitera ainda, a necessidade de atualizar o modelo de gestão da propriedade. “Passou da hora de anotar em um papel as informações sobre o rebanho. A evolução do mercado faz com que o produtor profissionalize o modo de trabalhar.”
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook
Compartilhe essa notícia
SAÚDE 04 de Junho de 2022
Dado foi revelado nesta sexta-feira (3), através de pesquisa do Instituto Datafolha
SAÚDE04 JUN08h11min
Continue lendo

AGRO 05 de Junho de 2022
Programa do governo gaúcho seleciona 712 adolescentes que vão receber bolsa mensal de R$ 200 por dez meses
AGRO05 JUN15h00min
Continue lendo

Luto 04 de Junho de 2022
Caminhão com mais de 30 toneladas em bobinas de metal perdeu o controle e atingiu estrutura de metalúrgica. Jo…
Luto04 JUN11h00min
Continue lendo

Caroline Lima Silva
Bibiana Faleiro
Leila Franz
Fernando Weiss
Rodrigo Martini
Rodrigo Martini
Fernando Weiss
Cíntia Agostini
Thiago Maurique
Rodrigo Martini
Ezequiel Neitzke
Thiago Maurique
Rodrigo Martini
Thiago Maurique
Thiago Maurique
51 3710.4200

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.