Tecnologia

Huawei inaugura a primeira fábrica inteligente de manufatura conectada a tecnologia 5G em SP – CPG Click Petroleo e Gas

wp header logo 257 Albânia 10

A Huawei inaugurou na última quarta-feira (30), a Huawei Local EMS Factory, em Jundiaí (SP), primeira fábrica inteligente de manufatura que utiliza a tecnologia 5G em suas aplicações no processo de produção. O espaço foi inteiramente equipado com tecnologia de inteligência artificial, IoT e nuvem, com a missão de expandir a eficiência da produção e produtividade. Para que a área, de 30 mil m², fosse conectada, foram removidas estruturas físicas de cabeamento e instaladas 14 antenas de 5G.
Na unidade, serão fabricados diversos equipamentos como rádios-base, placas controladoras, placas processadoras e vários outros. De acordo com Tiago Fontes, diretor de ecossistema e marketing da Huawei, o modelo operacional utilizado na fábrica inteligente, que utiliza tecnologia 5G, deverá ser utilizado em outras fábricas no Brasil para ajudar a alavancar a indústria nacional, tendo em vista que essa é a única tecnologia que consegue suportar conexão entre as máquinas.
Entre as principais novidades da unidade em São Paulo estão as câmeras com inteligência artificial que são usadas tanto para monitorar produção, como também para garantir que os colaboradores e o ambiente de trabalho fiquem seguros. Esses equipamentos são capazes de detectar erros na linha de montagem, presença de estranhos no ambiente e também a falta de EPIs.
A realidade aumentada também é outro diferencial utilizado na nova fábrica inteligente da Huawei em SP. A manutenção das máquinas, por exemplo, é feita através do uso de um óculos de realidade aumentada. Com eles as equipes podem realizar o check-list completo dos equipamentos e reportar informações em tempo real para a central de operações.  
Além da fábrica inteligente, a Huawei também conta com um centro de distribuição e logística de 22 mil m2, que está situado em Sorocaba, interior de SP. A unidade recebeu cobertura da tecnologia 5G privada em agosto do último ano, obtida logo após autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Ao total são 12 antenas capazes de conectar cerca de 300 dispositivos inteligentes como veículos autônomos autoguiados, câmeras com inteligência artificial, empilhadeiras autônomas e dispositivos de radiofrequência.
De lá para cá, tarefas como transporte de matéria-prima e equipamentos passaram a ser elaboradas por robôs com inteligência artificial, o que gerou para a empresa um ganho de 25% na eficiência da operação e uma diminuição do ciclo de produção de 17 horas para apenas 7 horas.  
A Huawei é uma empresa independente de capital fechado que disponibiliza tecnologia da informação e comunicação (TIC) que atende três tipos de principais clientes em todo o mundo: as operadoras de telecomunicações, que disponibilizam serviços de internet, redes sem fio e banda larga, além de serviços de telefonia móvel e fixa, empresas, instituições, organizações, governos e serviços públicos assim como os setores de Finanças transporte energia e manufatura e, por fim, consumidores que compram seus smartphones relógios inteligentes e outros equipamentos. Tudo que a empresa desenvolve e comercializa aos seus clientes é confiável e seguro e isso tem sido consistente ao longo desses 30 anos de história.  
A empresa foi fundada em 1987 em Shenzhen, no sul da China, com capital inicial de cerca de 21 mil RMB. De lá para cá a empresa cresceu e se tornou a maior fornecedora mundial de equipamentos de telecomunicações e também o segundo maior fabricante de smartphones do mundo. Atualmente a empresa gera vagas de emprego para 194 mil pessoas em cerca de 170 países.



(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.