Tecnologia

Em Goiânia, MCTI participa do 2° Encontro dos Atores do Ecossistema de Inovação – Governo Federal

wp header logo 1891 Albânia 10

Notícias

Foto: Wesley Sousa (SEAPC/MCTI)

Um evento realizado na terça-feira (12) no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO), reuniu os principais participantes do ecossistema de inovação da região. Com presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, o 2o Encontro dos Atores do Ecossistema de Inovações teve o objetivo de aproximar o setor privado, governo, academia e representantes do setor de inovação para debater ações, desafios e oportunidades.
Em seu discurso, o ministro ressaltou as atividades do Governo Federal por meio do MCTI para o apoio de startups e de empreendimentos inovadores. “Só reunir o ecossistema já é uma grande oportunidade porque a troca de informações, especialmente com a identificação de oportunidade de colaboração integrada, se torna cada vez mais importante”, destacou o ministro.
“O MCTI está trazendo aqui os instrumentos que estamos gerenciando no Governo Federal, por meio de FINEP, CNPq e EMBRAPII, para apoiar essas iniciativas”, disse.
A recente aprovação de projetos pelo Conselho Deliberativo do FNDCT e o fluxo de recursos para a inovação foram destaques na fala do ministro, que citou a chamada FINEP/MCTI para o desenvolvimento de Parques Tecnológicos, chamadas para Centros de Inovação e Fab Labs; R$ 200 milhões em recursos para a Chamada Universal do CNPq/MCTI, a chamada de R$ 80 milhões para desenvolvimento de Inteligência Artificial em startups, entre outros.
Durante o evento, também foram apresentados dados detalhados sobre o ecossistema de inovação em Goiás pelos outros participantes do painel: o secretário de Desenvolvimento e Inovação (SEDI) de Goiás, Márcio Cesar Pereira; o secretário da Secretaria Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Robson Domingos Vieira, o  diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antonio Carlos de Souza, e a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Sheila Oliveira Pires.
O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae-GO).

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.