Tecnologia

Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação conclui curso realizado em parceria com a Secretaria da Educação – Agência de Notícias – Agência Sorocaba de Notícias

wp header logo 357 Albânia 10

3 de dezembro de 2021 19:42
Por: Bruno Rodrigues, Michelle Alves
noticias.sorocaba.sp.gov.br sedu cmcti 3 Albânia 10
O Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação (CMCTI), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), concluiu, nesta quinta-feira (2), os encontros do Grupo de Estudos, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), no Sthemda Lab, da Universidade de Sorocaba (Uniso).
Entre as metas do Subgrupo de Capacitação do CMCTI para 2021 estava o desenvolvimento de ações, com o intuito de disseminar a cultura da inovação nas escolas de Sorocaba. Dessa forma, conselheiros representantes do Poder Público, das universidades locais e da indústria, unidos a pesquisadores e gestores da Sedu, se propuseram a se aprofundar no tema e pensar ações articuladas com a Educação Básica no Município.
“São diversas experiências em áreas de atuação e um único objetivo: pensar juntos, dialogar e promover ações para o fortalecimento das políticas públicas para ciência, inovação e tecnologia no Município”, comenta Paulo Bruno Pistili Rodrigues, gestor de Desenvolvimento Educacional. “Entre as inúmeras possibilidades de ações, o grupo compreendeu a necessidade de criarmos bases sólidas sobre as especificidades da Educação”, completa.
Os encontros promoveram este intercâmbio entre diferentes perspectivas, incluindo setores acadêmicos, escolares, da Administração Pública e de instituições privadas, buscando traçar um horizonte comum a todos. Os estudos abordaram, ainda, sobre tecnologia e inovação, ultrapassando fronteiras para a construção de um movimento de cultura digital, com sujeitos cada vez mais autônomos.
O Grupo de Estudos foi coordenado pelo Prof. Dr. Daniel Bertolli Gonçalves, da Uniso, e contou com contribuições de professores da Facens, UFSCar, IFSP e Fatec. Os encontros aconteceram semanalmente, de forma virtual.
O Prof. Victor Falasca, que é orientador pedagógico e mestrando do programa de Pós-Graduação em Geografia pela UFSCar, palestrou sobre o tema “O contexto da Tecnologia e Inovação na Escola”.  “Participar de um Grupo de Estudos é sempre uma nova oportunidade de pensar o mundo, a partir do olhar de outras pessoas. Nosso grupo é composto por uma pluralidade de pensamentos, necessária neste debate, afinal, é por meio do diálogo que acredito ser o caminho mais viável para atingirmos nossos objetivos, em favor de uma Educação de qualidade para todos”, disse.
Além do fortalecimento teórico e da criação de vínculos entre os membros do grupo, os encontros promoveram possibilidades de outras ações para reforço das políticas públicas, como a construção de um mapeamento sobre a adoção de tecnologias na Educação Básica do município, além da elaboração de um caderno com os estudos produzidos pelo time e a construção de novos projetos para a Educação local.
 
15 de dezembro de 2021 17:22
15 de dezembro de 2021 17:20
15 de dezembro de 2021 17:13
4 de novembro de 2021 8:50
17 de outubro de 2021 15:28
13 de outubro de 2021 10:25

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.