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Colégio Antônio Peixoto investe em tecnologia e opções para desenvolver o potencial dos alunos – ND Mais

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Na era digital, em que as informações circulam pelo mundo em segundos, a escola destaca a importância de manter o ensino atrativo e estimular os estudantes a se tornarem pesquisadores do conhecimento
Informações que circulam por todo o planeta em segundos, por meios multimídia. São fotos, notícias, imagens e vídeos, nos mais diferentes formatos, que chegam a todo momento, de todos os lugares e linguagens, pela Smart TV, tablet, computador e na palma da mão, pelo celular. Na era digital, em que as tecnologias mudam e evoluem constantemente, os desafios no cotidiano, nos relacionamentos e, principalmente, no ensino, se multiplicam.
Mas como superar esses obstáculos e tornar a educação de crianças e jovens tão atraente quanto os as novas ferramentas e dispositivos eletrônicos? Qual é o futuro da escola? No Colégio Antônio Peixoto – CAP, essas questões impulsionaram os investimentos, a ampliação do uso de tecnologias e a busca por novas formas de tornar a aula mais atraente.
De acordo com Josane Fernanda Lisboa, coordenadora pedagógica do CAP, é fundamental garantir que o ensino tenha esse diferencial, seja tão instigante e prazeroso quanto o uso dos aplicativos nos dispositivos eletrônicos fora da sala de aula, mas, ao mesmo tempo, estimule que os alunos continuem sendo pesquisadores, que busquem o conhecimento.
“Esse é o grande desafio da educação neste século, porque está tudo muito pronto, muito fácil. É fazer com que o aluno não seja apenas um mero reprodutor do conteúdo, que ele saiba questionar, indagar. A escola, sendo atrativa, ele vai ter interesse na busca desse conhecimento, na pesquisa”, afirma.
Para isso, destaca a coordenadora pedagógica, a escola investiu em laboratórios, como o Cap Lab, onde o estudante vivencia na prática os conhecimentos, lousas digitais e outras tecnologias. O CAP também oferece mais de cem chromebooks para que os alunos tenham acesso a estas informações de forma virtual.
Josane acrescenta que, por ser uma escola que utiliza no dia a dia a tecnologia Google, os alunos estão familiarizados com a internet, o uso do computador e das ferramentas de educação virtuais desde o primeiro ano do ensino fundamental até o terceirão.
A plataforma Google for Education permite que os professores possam criar, distribuir e avaliar os trabalhos, verificando a evolução dos alunos durante todo o ano letivo. É uma ferramenta versátil aplicada tanto no ensino virtual, quanto dentro de sala de aula, já no Ensino Fundamental.
“A intenção é fazer com que os atrativos estejam dentro do colégio, pois a educação mecanicista já não torna mais a escola interessante. Essa geração é nativa digital, com 2, 3 anos já sabem manusear um celular”, explica a coordenadora pedagógica.
“O grande princípio do uso da tecnologia na escola, além de auxiliar o professor, é melhorar qualidade de ensino, pois estes estudantes precisam de algo além de uma aula expositiva. Por exemplo, fazer um desenho é ótimo. Mas por que não fazer também um desenho dentro de uma ferramenta digital?”, comenta Josane.
Outro ponto ressaltado pela coordenadora é a importância dos professores também serem amparados pela escola em todo esse processo. De acordo com ela, no Colégio Antônio Peixoto, a coordenação capacita o professor a utilizar estas ferramentas e criar novas formas de transmitir o conteúdo aos alunos, de forma mais atraente e criativa, para que as crianças e os adolescentes sintam prazer, queiram participar daquela aula.
“Isso ocorre desde muito antes da pandemia de Covid-19, então, quando a maioria das escolas foi pega de surpresa e precisou se adaptar a estas tecnologias, nós, tanto os alunos, quanto os professores, já estávamos familiarizados com as ferramentas, então, facilitou muito essa transição”, acrescenta ela.
No futuro, avalia Josane, assim como já ocorre atualmente, a escola terá um papel fundamental como mediadora do conhecimento e das informações que chegam a esses estudantes.
“A geração que estuda hoje consegue desenvolver várias habilidades, consegue ouvir uma música, enquanto lê um texto e escreve, por exemplo, entende de vários assuntos e recebe muitas informações ao mesmo tempo. Por isso, eles ainda têm dificuldade de fazer uma seleção, de identificar, muitas vezes, o que lhes acrescenta, o que efetivamente será bom para as suas vidas”, explica. A escola assume esse papel importante de mediar e ajudar os estudantes a saberem o que buscar, a fazer esse filtro”, comenta.
Isso acentua a importância da escola no aprendizado da compreensão e interpretação de texto, que está presente nas mais diversas situações cotidianas, por meio da linguagem verbal e não-verbal. Diante da diversidade de discursos e gêneros textuais, ter conhecimento prévio sobre o assunto e leitura possibilita a compreensão de contextos distintos.
Além de oferecer o que há de mais atual em tecnologia para a educação, o CAP também tem por prioridade avaliar os alunos de forma global e atender as suas necessidades. Para isso realiza e estimula ações como cultivo de hidroponia (horta orgânica)  e a adoção de um Sistema de Energia Fotovoltaica com 480 placas no telhado que produzem muito além da demanda energética da escola.
“Nossa escola é tecnológica, mas também é um ambiente que preserva valores, com o cultivo da hidroponia, por exemplo. O aluno pode ver a planta crescer, acompanhar todo este processo. Ao acompanhar como funciona a energia fotovoltaica, eles veem que esta é uma realidade, os estudantes acompanham os medidores e entendem a importância das energias renováveis”, esclarece.
O CAP busca ainda oferecer opções que possibilitam aos estudantes desenvolver todo seu talento e capacidade. Algumas aulas oferecidas são de teatro, cultura japonesa e francesa, xadrez, música, dança e Taekwondo.
“Precisamos pensar no aluno como um todo, para oferecer as mais diversas possibilidades em um mesmo espaço e o CAP tem esse entendimento”, finaliza Josane Fernanda Lisboa.
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