Tecnologia

Capacitação e diálogos com o ecossistema de CTI marcam agenda da Fapesc no Meio Oeste – FAPESC (.gov)

wp header logo 251 Albânia 10

4 de março de 2022
Os municípios de Joaçaba, Campos Novos e Videira receberam a visita da equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para capacitação e diálogos sobre oportunidades de fomento por meio de editais de inovação e parcerias entre a fundação e o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A agenda no Meio Oeste catarinense ocorreu entre segunda e quarta-feira, 21 a 23, e teve a presença do presidente, Fábio Zabot Holthausen, da equipe do setor de Prestação de Contas e da Sala de Atendimento e Conexão da Fapesc no Oeste.
Segundo o Holthausen, a agenda na região faz parte da aproximação da Fapesc com o ecossistema do Grande Oeste e novos diálogos e parcerias devem ser alinhavados em breve com outros municípios além dos visitados nesta semana. “Nesta agenda, conversamos com o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de escutar esses atores, verificar se as ações da Fapesc estão fazendo sentido para o ecossistema regional e divulgar as oportunidades que a Fapesc têm aberta e as que podemos alinhar”, afirma.  
Na segunda-feira, 21, a Fapesc promoveu em parceria com o Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), uma capacitação sobre prestação de contas dos editais de inovação. O evento, comandado pelo Setor de Prestação de Contas da fundação, teve a presença de contemplados em editais da Fapesc e equipe de Centros de Inovação e prefeituras dos municípios de Joaçaba, Videira, Caçador, Curitibanos, Luzerna, Herval d´Oeste e Xanxerê. O objetivo da fundação é levar as capacitações presenciais para todas as regiões ainda no primeiro semestre de 2022. 
O professor do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Curitibanos e coordenador do Programa de Apoio à Inovação e Empreendedorismo da Região do Contestado, Gustavo Cristiano Sampaio, esteve na capacitação e reforça a importância do evento para ampliar o conhecimento na área. “A capacitação em prestação de contas da Fapesc na região Meio Oeste foi de extrema importância para a organização dos eventos e projetos aprovados na Instituição. Consegui extrair dúvidas e sanar questões relevantes para a condução das atividades a serem desenvolvidas. O encontro também possibilitou a troca de experiências entre os participantes e ampliação da rede de contatos”.
Ainda em Joaçaba, Holthausen participou de um encontro com o reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Aristides Cimadon e membros da reitoria, além de lideranças de entidades de Joaçaba e o prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini. Nele, o presidente da Fapesc ouviu as demandas das áreas de pesquisa e inovação e falou sobre as oportunidades da fundação para o desenvolvimento do ecossistema. 
Os diálogos com o ecossistema continuaram no Centro de Inovação (CI) de Videira, durante o Winne Talks. Nele, Holthausen apresentou a Fapesc e falou sobre as ações desenvolvidas, os editais em andamento e das possibilidades de parceria com os municípios. A gestora do CI, Anna Paula Scalsavara, explica que o objetivo do Wine Talks é aproximar e conectar os atores do ecossistema local, discutindo temas relevantes de inovação e tecnologia de uma maneira leve e descontraída. 
Segundo o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, a presença do presidente da Fapesc no evento demonstra a aproximação da fundação com os municípios do interior. “Isso é muito importante, quando o Estado se desloca da capital e vem até os outros municípios, onde muito também acontece. Recebemos essa presença da Fapesc com o entendimento de que é desta forma que deve acontecer e confiantes que este é o modelo que dá certo: a Fapesc vindo prospectar as possibilidades e mostrar as oportunidades para os municípios desenvolverem a inovação em todos os setores e regiões”, afirma o prefeito de Videira. 
O evento contou com a participação de startups da incubadora de Videira, de membros da diretoria do CI de Videira e lideranças da região, como o prefeito e o Secretário de Planejamento de Salto Veloso, Neri Borga e João Paulo Sauer, respectivamente; a prefeita de Iomerê, Luci Peretti; o secretário de Turismo de Pinheiro Preto, Maurício Chelest; o prefeito de Fraiburgo, Wilson Ribeiro Júnior; a diretora geral do campus da Unoesc em Videira, Carla Cazzela e a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Catarinense (IFC) – campus Videira, Josy Carvalho Gardin. 
A agenda da Fapesc em Videira incluiu ainda a Estação Experimental da Epagri, com expertise em fruticultura, com destaque para as ações de pesquisa na produção de uvas e de vinho. No local, Holthausen participou de uma reunião com o gestor André Kulkamp de Souza e demais pesquisadores. Em pauta, projetos de vitivinicultura realizados com o fomento da Fapesc e prospecção de novas parcerias e ações em conjunto na área. 
O presidente da Fapesc visitou ainda o 26o Show Tecnológico Copercampos, realizado em Campos Novos. Em três dias de evento, de terça a quinta-feira, 22 a 24, mais de 17 mil pessoas passaram pela feira voltada para negócios, tecnologia, inovação e pesquisa no agro. O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, participou da abertura do evento, na terça-feira. 

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.