Tecnologia

Alunos da rede pública podem participar da maior competição estudantil de tecnologia e inovação social do país – Home — Prefeitura (.gov)

wp header logo 962 Albânia 10

 Alunas e alunos de São Paulo têm até 20 de abril para se inscrever no Google Startup in School – edição Ade Sampa, iniciativa da consultoria de inovação social para a educação, Ideias de Futuro e do Google, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo. Já participaram do projeto mais de 4 mil alunos de 434 escolas de todo país.
Nessa retomada às aulas presenciais, o SiS vai desafiar estudantes da capital – do 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio – a entender os fundamentos de uma startup e criar um projeto do zero. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. A edição traz a novidade de oferecer dois ciclos. Projeto de Vida, com oficinas presenciais e remotas e o curso, em formato de competição, com duração de cinco semanas, em formato on-line. Mais de 1,5 mil já passaram pelo ciclo 1. Não é necessário ter passado pelo ciclo 1 para se inscrever no ciclo 2.
No ciclo 2, os alunos que criarem os dez projetos de apps para celular melhor avaliados concorrem a smartphones, kindles e a aceleração de seus projetos. Os aplicativos devem oferecer soluções para resolver problemas que fazem parte da vivência do aluno, dentro da cidade de São Paulo.
“A tecnologia é uma presença constante na vida da grande maioria dos adolescentes e jovens. Estudos apontam que 85% da geração Z considera que a conexão com a tecnologia é algo chave para se construir um futuro melhor. Por este motivo, é importante que possamos aproveitar e fortalecer essas mão de obra e ideias, começando inclusive ainda na escola. Desta forma, teremos jovens mais qualificados e preparados para o mercado, seja para o emprego formal ou para o empreendedorismo”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.
Na visão da diretora-geral da Ideias de Futuro, Jaciara Cruz, “o programa estimula os alunos a pensarem, de forma crítica, em seu próprio futuro e o futuro da sociedade no pós-pandemia. Além disso, visa incentivar a retomada da interação escolar, promovendo o convívio entre os estudantes, inclusive, de turmas diferentes”.
O participante do SiS de 2015, Victor Hugo da Silva Ferreira, não venceu na sua edição, mas após passar por um processo intensivo de aprimoramento do projeto, a partir do Startup in School, recebeu aporte financeiro de 32 mil reais, do programa Vai Tec, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, por meio da Ade Sampa. Atualmente, está no terceiro semestre do curso de Administração, que tem sido essencial para a conquista de grandes resultados para a sua startup “Regularizei”, que atua com o desenvolvimento de soluções de saúde e segurança no ambiente de trabalho.
“Minha participação no SiS foi um fator decisivo para minha escolha profissional, sou muito grato ao Startup in School!”, ressalta.
Projeto de Vida
Para a diretora da Etec Basilides de Godoy, professora Carla Cristina, as oficinas de Projeto de Vida (Ciclo 1 do SiS) são momentos importantíssimos para a retomada do ano letivo.
“Esse contato presencial é muito rico porque muitos alunos estão conhecendo a escola só neste ano. Outros, estão reconhecendo o seu espaço para o aprendizado novamente. E a Oficina de Projeto de Vida ressalta esse acolhimento, estimula a retomada da rotina acadêmica e a apropriação do ambiente escolar, pelas alunas e alunos”.
A primeira etapa tem o objetivo aproximar os alunos de suas experiências, valorizando-as e ressignificando seus conhecimentos na construção não só de seu currículo, mas também como objetivos e caminhos em um projeto de vida. É uma oportunidade para que alunas e alunos possam reconhecer suas habilidades e pensar na melhor forma de aproveitá-las, com o olhar no seu futuro e seus sonhos. O workshop tem duração de uma hora, é gratuito e concede certificado de participação, assinado pela Ideias de Futuro, Google e Prefeitura de São Paulo, por meio da Ade Sampa.
Competição
O curso aborda as principais etapas para a estruturação e o desenvolvimento de uma startup. A formação, que é 100% on-line, utiliza o Google Classroom e Google Meets. Todos os alunos que concluem o curso, no prazo, recebem certificado de participação. Os mais bem pontuados participam do Demoday, a grande final da competição (também em formato on-line).
Formato das Inscrições
Podem ser individuais ou em grupos de até seis alunos, com um a dois professores orientadores. Os grupos poderão participar em duas categorias: Tecnologia Livre, para estudantes que já sabem programar, e poderão escolher qualquer plataforma/ tecnologia de desenvolvimento para a startup, e App Inventor, para estudantes que ainda não tem conhecimento de programação e irão desenvolver seu protótipo seguindo as aulas técnicas do curso na plataforma App Inventor.
Premiação
– 1º Lugar de cada categoria
Smartphone Android para cada um dos integrantes + Aceleração do projeto desenvolvido*
 – 2º Lugar de cada categoria
Kindles para cada um dos integrantes + Aceleração do projeto desenvolvido*
Serviço
Quem pode participar: estudantes de escolas públicas da cidade de São Paulo, do 9º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio
Inscrições até 20 de abril. Para participar, clique aqui. 
SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: [email protected]
Sala de Imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
 
Ações do documento
Local: Rua Rômulo Naldi, altura do nº 137 – Brasilândia
Local: Gabinete do Prefeito
Local: Av. Bernardino de Campos, 228 – Paraíso
Local: Sede da Câmara Portuguesa – Casa Araújo Pinto (Rua Cincinato Braga, 434 – Bela Vista)
Local: Rua Itamotinga, 36 – Paraíso do Morumbi
Local: Gabinete do Prefeito
Local: Áudio Club (Av. Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca)

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.