Tecnologia

10 anos de Netflix no Brasil: conheça 3 tecnologias que marcaram a década – Canaltech

wp header logo 506 Albânia 10

Você se lembra das videolocadoras? Também conhecidas como “Blockbuster”, esses eram estabelecimentos que guardavam cópias físicas dos filmes, séries e grandes sucessos do cinema. Assim, se você tivesse um aparelho como um “Vídeo cassete” ou um “DVD” você poderia alugar esses filmes para assistir em casa na sua TV.
Mas, com a popularização dos serviços de streaming de vídeo esses espaços começaram se tornar cada vez mais digitais. Em 2011, a Netflix chegava ao Brasil e em pouco tempo acabou se tornando muito popular, na época o serviço já tinha 23 milhões de assinantes. Dá para acreditar que já fazem 10 anos?
Com o passar dos anos, a tecnologia da Netflix se transformou bastante até chegar no grande serviço com produções originais que conhecemos hoje em dia. Quer descobrir como tudo funcionava no começo? Nesta matéria, conheça tecnologias e curiosidades sobre a Netflix que marcaram a década.
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Em 1997, a Netflix foi lançada como a primeira loja de aluguel de DVD online do mundo, na época eles tinham somente 30 funcionários e um catálogo de 925 títulos — quase todo o catálogo de DVDs naquele ano. Desse jeito, usando o modelo de assinatura mensal as pessoas recebiam filmes pelo correio. Então, seus filmes chegavam junto das cartas e contas do mês.
Lá em 2002, a Netflix já enviava cerca de 190 mil discos por dia para seus 670 mil assinantes mensais. Nos anos seguintes, com o “boom” dos leitores de DVD e locadoras, a Netflix começou a expandir seu serviço. Foi então que lá em 2007 a Netflix criou uma plataforma de streaming online independente, separada do aluguel de DVDs.
Esse foi o começo da “era digital” da Netflix. Com a plataforma, as pessoas poderiam assistir os títulos online acessando o site da Netflix. No Brasil, o serviço chegou em 2011 apenas como site, mas depois, no ano seguinte ele ganhou também seu aplicativo disponível para smartphones Android e iOS.
Lá em 2014, durante a conferência de tecnologia CES (Consumer Eletronics Show, em tradução livre para português “Show do consumidor eletrônico”) a Netflix anunciava a chegada de conteúdo em tecnologia 4K no streaming digital (também conhecido como UHD “Ultra alta definição”).
O grande anúncio era que essa tecnologia chegaria na segunda temporada da série “House of Cards”. Todos os episódios da série, foram gravados na época com câmeras digitais que contavam com a tecnologia 4K expandindo a realidade em detalhes nas filmagens. Até então, os títulos da Netflix eram reproduzidos apenas nas qualidades: 480p, 720p e 1080p. Bem legal, né?
E por falar em “House of Cards”, sabia que essa série foi a primeira produção original Netflix? Em 2011, a Netflix se preparava para começar a produzir séries e conteúdo original. Naquele ano, foi anunciado o drama político House of Cards que seria lançado em 2013.
Mas, você pode estar se perguntando: — “Como a Netflix produz filmes e séries?” Olha só! Na verdade, não existe um “Estúdio Netflix” onde as séries são gravadas, a empresa estabelece várias parcerias com diferentes estúdios e participa da produção durante as gravações.
Assim, seguindo uma estratégia diferente do que acontece nos lançamentos de séries nos canais de TV e filmes do cinema, os lançamentos da Netflix chegam em temporadas completas deixando que as pessoas assistam quando e onde quiserem nos aplicativos do streaming.
Hoje em dia, de “Stranger Things” a “Round 6”, é interessante ver como as produções da Netflix foram ganhando espaço na cultura popular. Afinal, os sucessos da plataforma tem um grande impacto no cinema mundial e já receberam até mesmo premiações da academia de cinema. Quem imaginaria que tudo isso começaria lá naquele serviço de entrega de DVDs, né?
Gostou dessa matéria? Compartilhe essa curiosidade com seus amigos que usam bastante a Netflix!
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.