Softwares

Semas apresenta 'Territórios Sustentáveis' e Software Agrotag em Marabá – Agência Pará de Notícias

wp header logo 2729 Albânia 10

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) apresentou a Política de Atuação Integrada de Territórios Sustentáveis e o Software Agrotag, em evento realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Marabá, na região Sudeste. O objetivo principal foi nivelar conhecimentos a respeito das ferramentas entre os municípios pertencentes à região do Território Sustentável (TS) Tocantins, possibilitando a descentralização das atividades e mais autonomia para as gestões municipais.
Participaram do evento nesta terça e quarta-feira (08 e 09) representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura de municípios da Região do Tocantins, além de membros da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), além do secretário Regional de Governo do Sudeste, João Chamon.up ag 35425 c02a30b5 7e39 eb24 70ee 8fadc9e56866 Albânia 10O evento reuniu representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura de municípios da Região do Tocantins
A política dos Territórios Sustentáveis integra o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) e tem o objetivo de viabilizar o desenvolvimento socioeconômico no Estado. A política foi instituída pelo Decreto Estadual nº 344, de 10 de outubro de 2019, para contribuir, em âmbito estadual, com os compromissos globais de desenvolvimento sustentável – Contribuição Nacionalmente Determinadas (NDC, sigla em inglês) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).up ag 35425 2ec9ec2c 436c c2ce bc97 b28b34a88f87 Albânia 10Secretário adjunto Raul Protázio
Segundo o titular da Secretaria Adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio, o encontro favoreceu a ampliação do conhecimento e deu mais autonomia aos municípios. “O evento foi excelente! Serviu para alinhar com as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente dos oito municípios que compõem a região do TS Tocantins os procedimentos, funcionamento e metodologia do programa”, afirmou o secretário, acrescentando ainda que, “além disso, foi uma oportunidade onde várias dúvidas foram tiradas e houve ainda a capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para que os municípios já possam começar a fazer a inscrição”.
Gerenciamento – A plataforma Agrotag possibilita o gerenciamento das propriedades, onde é possível trabalhar com o produtor desde o dia em que começa a ser atendido pela política, e durante toda a sua trajetória. Na ferramenta estão informações de produção e renda, por exemplo, que proporcionam uma atuação muito mais eficiente e personalizada, além de oferecer segurança de dados e a união da rede de parceiros que o TS agrega. A ferramenta é resultado de uma parceria bem sucedida com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O “Territórios Sustentáveis” é um programa integrado, que tem coordenação da Semas. Fazem parte do grupo de execução do projeto o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA).
Projeto Abelha Nativa do IDEFLOR-Bio capacita agricultores familiares
Semas e lideranças pesqueiras firmam Acordo de Pesca do Rio Tapajós
Produtores rurais de diversas regiões do Estado comercializam produtos agroecológicos em feira na Capital
Pará é representado em reunião com presidente da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 26)
Redução de Emissões Provenientes do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) é tema de diálogos em Belém
Acordo de Cooperação entre Semas e Organização Comunitas fortalece o licenciamento ambiental
IDEFLOR-Bio realiza visita técnica regular em propriedades de agricultores familiares
Semas atua no encaminhamento de animais silvestres resgatados para instituições parceiras

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.