Para Gamers

6 games para combater problemas ambientais – CicloVivo

wp header logo 679 Albânia 10

Nestes jogos, o desafio é encontrar soluções para ameaças bem reais
O contato com a natureza, brincadeiras ao ar livre, esportes e outras atividades são fundamentais para manter a saúde do corpo e da mente, para adultos e crianças. Em relação aos pequenos principalmente, é preciso tomar alguns cuidados importantes quanto à exposição às telas, do computador, TV e do smartphone.
Mas, ao mesmo tempo que sabemos da importância e recomendamos uma vida “off-line” rica em experiências, é preciso reconhecer que o mundo dos games vem ganhando espaço e que muitas pessoas se divertem com desafios, batalhas e estratégias destes famosos “joguinhos”.
Então, que tal unir games e o cuidado com o planeta? Muitos jogos foram criados levando em conta os graves problemas ambientais que enfrentamos, como as mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição plástica.
Nestes games para jovens e adultos, disponíveis em diversas plataformas, de smartphones a sites e sistemas de jogos, o desafio é encontrar soluções de sustentabilidade. O objetivo, além de entreter, é chamar a atenção para as ameaças que estamos enfrentando e mostrar como elas são urgentes – e perigosas.
NeMO-NET é um jogo criado pela NASA que te dá a chance de ajudar cientistas reais a mapear recifes de corais vulneráveis, pintando as diferentes partes de recifes. Suas ações ajudam a treinar um supercomputador da NASA que identifica os sistemas de recifes de corais em qualquer imagem. Ao explorar e classificar vários corais, você pode subir de nível na cadeia alimentar do jogo.
“Este projeto extraordinário combina tecnologia revolucionária de sensoriamento remoto, inteligência artificial de ponta e forte ciência cidadã em um verdadeiro trio para os recifes de coral ameaçados do mundo”, disse Woody Turner, líder da área do programa de Previsão Ecológica da NASA.
O NeMO-Net está disponível para sistemas de computador Mac e Windows, bem como iOS e Android.
Este game traz um alerta sobre a poluição plástica e a gestão de resíduos. No plasticidade você é Noa, personagem que precisa completar quebra-cabeças e às vezes tomar decisões irreversíveis em um mundo sobrecarregado pela poluição plástica no ano de 2140. Em um paralelo com a vida real, suas ações impactam o futuro do planeta e de Noa
Este jogo criado por alunos é totalmente gratuito para jogar no PC.
O mapa do jogo projeta previsões de desastres ambientais e você deve se apoiar nos quatro heróis do jogo – o urbanista, o ecologista, o cientista agrícola ou o cientista climático – para resolver cada problema. Para obter pontuações mais altas no o Climate Quest é preciso saber escolher o especialista mais indicado para cada caso.
Climate Quest está disponível gratuitamente para iPhones, Androids e PC. O desenvolvedor, EarthGames, também oferece vários outros jogos relacionados à ciência para explorar se você gosta de Climate Quest.
Em Bee Simulator, você se torna uma abelha que precisa coletar pólen de flor em flor, enfrentar vespas e proteger sua colmeia. Durante o jogo, são passadas informações sobre a importância das abelhas em nosso mundo e as ameaças que elas enfrentam.
O jogo também oferece o modo multiplayer, onde cada pessoa tem um mapa dedicado para navegar. O Bee Simulator é pago e o preço varia de US$ 19,99 a US$ 39,99, dependendo do seu sistema de jogo, podendo ser jogado no computador, Nintendo Switch, PS$ ou Xbox One.
The Climate Trail te leva para um mundo após a pior mudança climática de 4°C, 5°C ou 6°C de aquecimento, com temperaturas que dobram com o nível de dificuldade do jogo. Você e um bando de refugiados climáticos precisam escapar de uma paisagem inabitável para chegar a um local melhor. Entre as ameaças estão a escassez de alimentos, eventos climáticos extremos e muito mais. 
A Climate Trail está disponível gratuitamente em desktops, iPhones, iPads e dispositivos Android.
Este game é baseado em um projeto de captura de câmera de 10 anos da vida real conduzido pelo professor de zoologia da Universidade de Oxford, David Macdonald – e você é convidado a estudar a vida selvagem de perto. No Unseen Empire, seu trabalho é identificar espécies raras nas fotos de armadilhas fotográficas, além de trabalhar para abrir novos locais de pesquisa, colocar novas armadilhas fotográficas, conhecer outros pesquisadores e influenciar formuladores de políticas para proteger o habitat nebuloso do leopardo.
O jogo é gratuito e está disponível gratuitamente no PC, iOS ou Android.
Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.