E-Sports

O que é fair play nos esportes? Entenda significado e tradução do termo – TechTudo

wp header logo 424 Albânia 10

Por Vinicius Lage, para o TechTudo
05/07/2021 08h00 Atualizado 05/07/2021
Jogos competitivos como League of Legends (LoL) e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) adotaram o conceito de fair play. Em tradução direta do inglês a expressão significa "jogo justo", mas ficou conhecida como "jogo limpo" no português. O termo vem dos esports tradicionais e fala sobre manter a integridade de uma partida e seus participantes, além de não ganhar vantagem de forma injusta. A prática representa um valor ético e não é obrigatória, mas foi levada para os videogames e seus respectivos cenários competitivos. Relembre, a seguir, casos de "jogo limpo" nos esports.
20 anos de Counter-Strike: relembre marcos do jogo que é sucesso até hoje
Equipe da Luminosity foi responsável por demonstrar fair play contra a FNATIC — Foto: Reprodução/ESL
Valorant vai ser lançado para PS4? Comente no Fórum do TechTudo

Exemplos de fair play nos esports

CS:GO
Em 2020 o público brasileiro teve ainda mais contato com debates em relação ao jogo limpo. Durante uma partida entre MIBR e Furia pela Blast Premier, em junho, o time até então liderado por Gabriel "Fallen" Toledo sofreu com problemas de conexão. O jogo, no momento, estava empatado em 12-12 e os players da MIBR, que ficaram travados durante todo o round, perderam. Depois de muito tempo de pausa – e revolta dos jogadores da MIBR – a partida foi reiniciada sem contabilizar o round perdido.
A line up brasileira de Counter-Strike: Global Offensive, aliás, é conhecida por ceder fair play aos adversários, o que aconteceu em duas ocasiões diferentes no passado. No dia 28 de novembro de 2015, contra Fnatic, a equipe da Luminosity vencia por 14-8 quando o jogador Freddy "KRIMZ" Johansson sofreu com problemas técnicos e ficou paralisado. O round vencido pela equipe brasileira foi refeito quase que imediatamente após seu término. Já no dia 27 de agosto de 2020, a MIBR voltou a mostrar espírito esportivo ao optar por perder um round.
Uma das maiores demonstrações de fair play da história dos jogos eletrônicos também aconteceu no game. No Fragbite Masters Season 4, em 2016, a Titan sagrou a HellRaisers campeã. Kevin "Ex6TenZ" Droolans, player da Titan, estava em uma situação de 1×5 contra o time adversário. O jogador conseguiu eliminar quatro inimigos, implantar a bomba e vencer o round. Notando algo de errado com o embate, a organização francesa se retirou do jogo, declarando a HellRaisers campeã da competição.
DotA 2
Já no DotA 2 foi a vez do jogador Artsiom "fng" Barshak, que estava na Virtus.pro, mostrar que entende o que é um jogo justo. Ao ver o player Per Anders Olsson "Pajkatt" Lille, da Alliance, parado, o jogador da organização russa pausou o jogo e fez questão de perguntar no chat se o jogador do time sueco estava sofrendo com lag durante uma partida válida pela Dream League. A ação de fng foi bem recebida pelos membros da equipe adversária, que chegaram a agradecer no chat.
Smash Bros: Melee
Durante um torneio de Smash Bros: Melee, em 2014, ocorreu um caso claro de jogo limpo. Após conseguir retirar uma stock do jogador SG (Fox), Fortune (Jigglypuff) ficou tão animado que levantou seu controle e o desconectou. SG caiu e começou o combate enquanto o outro jogador não entendia o que estava acontecendo. Ao perceber o ocorrido, SG parou o jogo, mesmo estando atrás, para que o oponente reconectasse o joystick.
Com informações de Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends, Twitter, Guinglobber, NoobFromUA e CSGOVODs

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.