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'Inovação não é tecnologia, é cultura': as lições do Magalu no Power Trip Summit – Marie Claire Brasil

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Aneliza Paiva, Laura Ancona, Silvia Machado e Manuela Bordasch no Power Trip Summit (Foto: Mariana Pekin)
Na segunda mesa da sexta edição do Power Trip Summit, maior evento de liderança feminina do Brasil que é promovido por Marie Claire, teve como tema a “construção de marca em tempos de crise”, que discutiu como colocar ideias de inovação e empreendedorismo em prática, durante a pandemia. A pauta principal foi o “Vista Magalu”, primeira marca de roupas da Magazine Luiza, que tem foco em diversidade e inovação.
Reafirmando os pilares da gigante do varejo, a empresa tomou a decisão de iniciar uma vertente em um mercado novo, que não havia sido explorado antes dentro do Magalu, maior empresa varejista do país.
“Os últimos dois anos nos forçaram a inovar de uma forma que nunca tínhamos feito antes. E é importante dizer: inovação não é tecnologia, é cultura. É também como você faz gestão, é uma nova forma de trabalho.”
“Quando passamos por momentos de crise, a necessidade de reinvenção é maior”, diz Silvia Machado, que é diretora executiva de Moda e Beleza no Magazine Luiza.
Com mediação de Laura Ancona, diretora de redação de Marie Claire, a mesa conta ainda com outras duas convidadas que deram suas opiniões sobre o assunto. Entre elas, Manuela Bordasch, fundadora do Steal The Look e diretora de conteúdo da vertical de Moda e Beleza do Magalu e Aneliza Paiva, diretora de Estilo e Marca Própria no Magazine Luiza.
Aneliza Paiva, Laura Ancona, Silvia Machado e Manuela Bordasch no Power Trip Summit (Foto: Mariana Pekin)
Diversidade e inclusão estão impressas nas roupas do Vista Magalu, que busca democratizar o acesso das peças em sua maioria. “Nos últimos tempos, a reinvenção da moda deu uma acelerada e essa marca própria vem com valores muito claros. Nós criamos um comitê de diversidade para criar as coleções, com peças que vão do PP ao plus size, todas com o mesmo preço. O Magalu vem com esse pensamento de que a moda precisa de uma cara nova”, opina Aneliza.
Além disso, o manifesto da marca foi feito, em sua totalidade, pelos participantes do projeto de trainee do Magazine Luiza, que é totalmente ocupado por pessoas negras.
Aneliza Paiva, diretora de estilo e marca própria no Magazine Luiza (Foto: Mariana Pekin)
Com a nova aposta, a marca não compete com os sellers, pequenos e médio empreendedores que estão na plataforma, mas ajuda a expandir a moda para um público maior.
“Na clareza de propósito da empresa, que seguimos e acreditamos, existe essa vontade de distribuir para muitos o que é acessado por poucos. Não tem como fazer isso sem passar pela moda. Por isso, o grande objetivo é posicionar o Magalu como um player desse nicho”, explica Silvia.
Manuela Bordasch, fundadora do Steal The Look e diretora de conteúdo da vertical de moda e beleza do Magalu  (Foto: Mariana Pekin)
A Lu, influenciadora digital virtual criada para a estratégia de Marketing do Magazine Luiza, foi utilizada na comunicação e divulgação da campanha. “Democratizar o acesso da moda vai muito de encontro com a Lu, que é a terceira maior influenciadora digital do mundo, então nada mais certeiro do que trabalhar a visão dela para divulgar a marca”, afirma Manuela.
“Todo o processo de comunicação foi leve, porque ele refletiu a vontade e o engajamento interno de ser algo diverso. São peças sem gênero, de todos os tamanhos, quem acessar o site consegue ter essa noção.”
A preocupação com o meio-ambiente e com as pessoas é um ponto fundamental para empresas que trabalham com moda, segundo as convidadas. “É impossível pensar numa marca sem trazer responsabilidade social e ambiental, por esse motivo nós trabalhamos numa cadeia rastreada, com o olhar direcionado para os nossos fornecedores”, destaca Aneliza. “Também existe uma preocupação com a matéria-prima, que é um pilar essencial para a marca prórpia.”
“Por não ser o DNA da empresa, em um primeiro momento o “Vista Magalu” pode parecer ousado. Mas, depois você você analisa, faz todo o sentido, já que traduz os valores de expressão, de comportamento e a visão de mundo do Magalu em moda”, finaliza Silvia.
Silvia Machado, diretora executiva  de moda e beleza no Magazine Luiza (Foto: Mariana Pekin)

Em sua sexta edição, o maior encontro de liderança feminina do Brasil ocorre nos dias 26, 27 e 28 de outubro, no Espaço Casa Bossa, localizado no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. O evento conta com CEOs e executivas de alta gestão em meio a uma programação extensa de debates, entrevistas e interação. Koa Beck, Luiza Helena Trajano, Luana Araújo, Ingrid Guimarães e Mônica Martelli estão entre as speakers da programação.
Somente as convidadas terão acesso ao vivo ao evento, mas todo o conteúdo estará disponível no dia seguinte à apresentação no YouTube de Marie Claire. Acompanhe também a cobertura exclusiva no nosso site e em nossas redes sociais.

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