Tecnologia

Centro de Inovação de São Paulo completa um ano de inauguração – ABCdoABC

wp header logo 508 Albânia 10

Crédito: Governo do Estado de São Paulo
Em 18 novembro de 2020, era inaugurada a primeira unidade do Centro de Inovação de Educação Básica Paulista (CIEBP) dentro da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira, na capital, com o propósito de democratizar o acesso à tecnologia e inovação.
O equipamento, que atende a todos os alunos e professores do Estado de São Paulo, agora tem uma segunda unidade em Sorocaba, na Escola Estadual Francisco Euphrasio Monteiro, para atender de mais perto comunidade escolar do interior. Tanto o Centro de Inovação de São Paulo quanto o de Sorocaba têm capacidade de atendimento de 1,2 mil pessoas por dia.
Neste primeiro ano, o CIEBP da capital já recebeu mais de 20 mil pessoas, entre professores e estudantes, além de 500 mil participações pelo Centro de Mídias de SP (CMSP).
“O Centro de Inovação veio democratizar e incentivar nossos estudantes e professores a trabalhar com a tecnologia como propulsora no processo de ensino. Além disso, visa democratizar o acesso a ferramentas de alta tecnologia, ao passo que potencializa sua inclusão na sala de aula de forma muito lúdica, trabalhando com as metodologias ativas e abordagens como steam, para que os estudantes possam criar dentro das suas unidades escolares e servindo como um apoio ao currículo paulista”, declara Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP.
Nos Centros de Inovação, os estudantes idealizam projetos e recebem mentoria no hub de inovação, trabalham com cultura maker, programação e robótica, ou ainda, utilizam a modelagem 3D para fazer protótipos com temas transversais, tendo como objetivo o desenvolvimento do protagonismo juvenil no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”.
Cada equipamento conta com seis salas para atividades com uso de computadores, programação robótica, jogos digitais, pesquisa, ideação de projetos. Também abriga um pequeno estúdio do CMSP de gravação, locução, sala maker de criatividade visual, prototipagem, fabricação digital, além de um Hub Educacional.
O agendamento para participar das trilhas formativas do Centro de Inovação de São Paulo e de Sorocaba é bem dinâmico pela Secretaria Escolar Digital https://sed.educacao.sp.gov.br/. O professor, coordenador, diretor ou vice-diretor da escola pode acessar a plataforma e agendar na hora uma das 18 trilhas formativas oferecidas pelas unidades.
E o processo de expansão do CIEBP continua por todo o estado de São Paulo. Até abril do próximo ano, serão inaugurados mais 21 centros, totalizando 23 Centros de Inovação.
Fachin suspende lei de RO que vetava linguagem neutra em escolas e concursos
Fatecs abordam carreiras e diversidade em eventos online
Enem: Prova X Nervosismo
Seduc-SP divulga lista preliminar de selecionados para o Guia de Recursos Educacionais
Instituto Mauá de Tecnologia celebra os seus 60 anos com um documentário especial
Enem: Primeiro dia terá prova de redação
Tom Brasil
Teatro Claro-SP
Espaço das Américas
Tom Brasil
Vila Alemã
Teatro Lauro Gomes
Oficina Cultural Alfredo Volpi recebe "Raízes – Ewè Ewè, sem folha não tem essência"
Boletim Ecovias: Como está o tráfego do Sistema Anchieta-Imigrantes agora
Oficinas Culturais abrem cadastro para realização de atividades em parceria com Municípios
Conheça os bairros de SP com maior número de prédios sustentáveis
Banco de Sangue Paulista promove a Semana do Doador
Projeto Guri abre vagas para 13 Grupos de Referência

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *