Tecnologia

Inovação e tecnologia na lavoura – Folha do Mate Notícias

wp header logo 489 Albânia 10

Moradores de Centro Linha Brasil, Elstor e Marcilene Schwengber, 41 e 36 anos, são produtores de tabaco. Esta é a 15ª safra do casal, que tem dois filhos, Luan, 10 anos, e Tales, 2 anos e meio. Naturais do interior de Santa Cruz do Sul, onde já tinham contato com a cultura do tabaco, em 2007 eles iniciaram a própria lavoura.
Nesta safra, plantaram 60 mil pés de tabaco, o que deve gerar 600 arrobas, número que se mantém estável nos últimos anos. O investimento em tecnologia e inovação para os processos produtivos é marca dos agricultores. A mais recente novidade é a aquisição de uma estufa elétrica de 240 grampos para secagem das folhas de fumo.
O investimento possibilita mais agilidade no manejo para secagem. A estrutura gera mais rendimento, já que pode ser colocado maior volume por vez no forno. “Rende mais, podemos colocar mais tabaco e gastamos menos com lenha”, comenta Marcilene.
Para auxiliar nesse processo, o próximo passo é a instalação de energia solar na propriedade. “Compensa muito, para o tanto que precisamos de energia vale o investimento”, completa Schwengber. A expectativa é que, para a próxima safra, toda a estrutura já esteja em funcionamento. A família se dedica ao tabaco como fonte de renda, mas diversifica com plantio de milho, batata e outras culturas para consumo próprio.
VENDA
Parte da produção da família Schwengber é comercializada para a UTC Brasil. O orientador que atende a região é o técnico agrícola Cleiton Schlosser, 26 anos. Cabe a ele e à equipe agronômica da UTC Brasil o contato direto técnico com os produtores para assistência e orientação necessária para garantir a produtividade e qualidade da lavoura de tabaco. “O papel da nossa equipe de produção agrícola é levar ao produtor as melhores práticas e orientações para que ele possa produzir tabaco de excelente qualidade e produtividade, de forma sustentável, com retorno financeiro e respeito ao meio ambiente”, destaca Schlosser.
Leia mais:
Giovane Weber: o produtor de tabaco influencer digital

document.getElementById( “ak_js” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *