Tecnologia

Santo André libera áreas públicas para ampliação da rede de telecomunicações – ABCdoABC

wp header logo 306 Albânia 10

Crédito: Alex Cavanha / PSA
Como forma de aumentar a cobertura da rede de telecomunicações e promover a conectividade, a Prefeitura de Santo André autorizou o uso de duas áreas públicas para a instalação do Site Inteligente (iSite). A nova solução de infraestrutura, desenvolvida pela American Tower, é um poste compacto, com altura máxima de até 18 metros, que suporta as diversas tecnologias em uso pelas operadoras de telefonia móvel. Estas instalações, autossuficientes em energia, também estão preparadas para o 5G e para monitoramentos de Internet das Coisas (IoT) por meio da rede de tecnologia da empresa, a LoRaWAN®.
A permissão de uso de área pública está prevista na Lei de Antenas Municipal e é estimulada pela Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), visando habilitar a infraestrutura das cidades e potencializar os benefícios da ampliação da conectividade nos municípios.
As áreas que serão utilizadas pela empresa estão localizadas na Vila Guiomar e na Vila Suíça. Para instalar e ampliar sua infraestrutura, fortalecendo a rede de telecomunicações e transmissão de dados no município, a empresa respondeu a um chamamento público, aberto em novembro de 2020, como parte do marco legal de telecomunicações de Santo André, considerado um dos mais modernos do país.
A iniciativa foi viabilizada em ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, por meio do Parque Tecnológico; Secretaria de Serviços Urbanos, por meio da Diretoria de Áreas Verdes; Secretaria de Inovação e Administração, por meio da Diretoria de Tecnologia; e contou com governança do Núcleo de Inovação Tecnológica da Prefeitura e Parque Tecnológico.
De acordo com o prefeito de Santo André, Paulo Serra, a iniciativa é um dos passos para resgatar a cidade como referência no setor de telefonia. “Santo André dá mais um importante passo em tecnologia e inovação, que garantem à cidade conectividade e interação, alinhadas às políticas públicas para o fomento de conceitos como Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, entre outras, que nos colocam à frente de outros municípios e geram novas oportunidades para a nossa gente”, disse.
De acordo com a American Tower, esse é o primeiro acordo para implantação do iSite com um município brasileiro e faz parte de seu compromisso de levar a conectividade para todos os lugares. “O iSite é ideal para centros urbanos com maior densidade demográfica, por ser eficiente em energia, não interferir com o estilo arquitetônico e oferecer acesso rápido e fácil a locais nas ruas para infraestrutura sem fio”, diz Emerson Hugues, Diretor Geral da American Tower no Brasil. “Essas instalações permitem que as operadoras de rede móvel dimensionem de maneira eficiente as implantações de células de cobertura menores e facilitam o uso de aplicativos de cidades inteligentes”.
Com a chegada da Internet das Coisas (IoT), a implementação de redes em larga escala é considerada crucial, sendo a tecnologia LoRaWAN® uma das mais eficientes para a transmissão de dados, conectando dispositivos de sensoriamento e monitoramento diversos, viabilizando na prática a Internet das Coisas.
Com a contrapartida do uso da rede LoRaWAN® da American Tower, a Prefeitura de Santo André e os parceiros do Parque Tecnológico de Santo André, poderão fazer a conexão simultânea de centenas de dispositivos IoT, utilizados em serviços municipais, como o monitoramento do trânsito, gestão de energia, aplicações em telemedicina e atenção à saúde, monitoramento climático, defesa civil, entre outros.
Para além destes usos, voltados para o conceito de cidades inteligentes, a disponibilidade desta rede também será usada para apoiar o desenvolvimento e teste de aplicações e tecnologias com base em IoT, utilizadas na indústria e outros setores, junto a rede de instituições de ciência e tecnologia que integram o Parque Tecnológico de Santo André. Adicionalmente, será possível desenvolver projetos de formação de competências em Internet das Coisas, voltados para escolas e instituições, utilizando recursos da parceria com a American Tower.
Esta iniciativa inovadora é potencializada pelo marco legal de telecomunicações da cidade. Em razão da moderna legislação e da digitalização e desburocratização do licenciamento de infraestruturas de telecomunicações, Santo André já é nacionalmente reconhecida como uma das cidades mais preparadas para implantação do 5G. Em setembro, o município entrou no top 10 nacional no ranking “Cidades Amigas da Internet”, ocupando atualmente a sétima colocação. O levantamento é uma realização da empresa de consultoria em telecomunicações Teleco, juntamente com a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e a Conexis Brasil Digital.
Outro destaque de Santo André é o programa “Conecticidade”. Entre outros aspectos, esta iniciativa vem atuando para que o município seja um laboratório aberto de soluções para cidades inteligentes, em parceria com universidades, startups e empresas inovadoras. Nesta perspectiva, inclusive, o Parque Tecnológico de Santo André, por meio do Hub de Inovação, estimula esses atores no desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para desafios tecnológicos industriais.
Procon de Santo André começa a atender em novo endereço
Mauá recebe seis novos ônibus
Prefeitura de Mauá fecha acordo para reajuste dos servidores a partir de 2022
GP São Paulo de F1 tem impacto econômico de R$ 810 milhões e gera 8,5 mil empregos
Diadema lança projeto Rua da Gente neste sábado (13)
Fundação Salvador Arena abre edital que destinará até R$ 380 mil para projetos sociais
Bourbon Street Music Club
Shopping Eldorado
Teatro Santander
Teatro Bradesco
Espaço das Américas
Teatro Claro-SP
Sesc Santo André inaugura ocupação artística “Para Os Dias Depois de Amanhã”
David Hubbard e QG Imperial prestam tributo a Peter Tosh no Sesc Santo André
Boletim Coronavírus – Santo André – 08/11/21
Educação Ambiental do Semasa oferece nova edição de curso sobre alimentação sustentável
Comerciantes discutem perspectivas de vendas para o Natal
Patinação no Gelo, Roda Gigante, Carrossel e Carrinho de Bate-Bate no Grand Plaza Shopping

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *