Tecnologia

Seduc disponibiliza livro on-line sobre formação docente para uso das tecnologias – Secretaria da Educação – seduc.ce.gov.br

wp header logo 263 Albânia 10

Estimado usuário, identificamos que o seu navegador não conseguiu abrir todos os componentes necessários para o completo funcionamento do sistema. Recomentamos que atualize o seu navegador.
Jornadas Virtuais: Vivências e Práticas das Tecnologias Educativas é o título do livro on-line que a Secretaria da Educação (Seduc) torna disponível, para socializar artigos a respeito do processo de formação docente, vivenciado por meio do desenvolvimento de competências para aprender e compartilhar experiências diferenciadas.
A obra é resultado do projeto Jornadas Virtuais, que foi realizado no período de 2014 a 2015, com a finalidade de promover a formação de professores para a utilização de tecnologias educacionais e dinamizar os ambientes pedagógicos na escola.
Com a participação dos multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional e Formadores das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), presentes no interior, a ação foi constituída de uma série de webconferências, com profissionais das Tecnologias na Educação. No intervalo entre as palestras, foram realizados fóruns de debates e atividades que evidenciaram as práticas e o protagonismo dos formadores, com o foco na produção de um artigo e/ou um relato de sua experiência na área.
Paulo Venício, assistente técnico da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem), destaca a importância de constituir uma grande comunidade de aprendizagem com os educadores que atuam na formação por meio das tecnologias. “A implantação das Jornadas Virtuais visou compreender como a educação vem se transformando mediante as mudanças científicas e tecnológicas características da sociedade contemporânea, especialmente as transformações ocorridas nos processos de sociabilidade provocadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)”, relata.
A obra é constituída de duas partes. Na primeira, estão oito artigos que reúnem as contribuições teóricas sobre educação e os novos paradigmas com as tecnologias digitais, papel do professor e processos formativos. A segunda traz relatos de experiências de projetos das escolas, compartilhados durante as jornadas. Também apresenta uma pesquisa da qual a Seduc participou, de forma colaborativa, com a coordenação de Alexandra Okada, do Knowledge Media Institute – The Open University – UK.
O livro foi organizado pelos professores Karine Pinheiro, Renata Aquino Ribeiro, Catarina Tavares Santiago e Rozendo Freitas Amorim, da Secretaria da Educação. A publicação é fruto de uma parceria entre o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), vinculado à Assembleia Legislativa do Estado, e a Seduc.
Acesse o livro Jornadas Virtuais: Vivências e Práticas das Tecnologias Educativas
 
05.11.2021
Assessoria de Comunicação da Seduc
Av. General Afonso Albuquerque Lima, s/n – Cambeba
Fortaleza, CE
CEP: 60.822-325
08 às 17 horas
© 2017 – 2021 – governo do estado do ceará
todos os direitos reservados

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *