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Tecnologia e mobilidade, a união que enfrentou a pandemia – JOTA.info

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É hora de ressignificar o conceito de acessibilidade, usando a tecnologia para trazer soluções inovadoras, mas também humanas
Este texto foi elaborado e/ou editado pelo patrocinador
Os dois últimos anos apresentaram um cenário desafiador para o mundo todo. Independente do país, todos tiveram que recalcular rotas, rever  hábitos, encontrar novas formas de trabalhar, de estudar, de se relacionar e, claro, de se locomover.
No Brasil, enquanto a pandemia começa a dar sinais de melhora, aparecem os efeitos da crise econômica com desvalorização do real,  uma crise institucional, a volta da inflação e, com ela, o aumento do preço dos combustíveis.
jota pro poder Albânia 10jota pro poder Albânia 10Nesse contexto, a 99 foi diretamente impactada. À medida que subia o principal custo dos motoristas parceiros da plataforma, o combustível, cresciam também a insatisfação e a sensação de perda dos ganhos.
Assim como o declínio da demanda com o isolamento social no início de 2020 foi enfrentado com mais inovação – R$157 milhões investidos em novos produtos e recursos de segurança – , o recrudescimento da crise em 2021 também nos moveu. Rodamos milhares de testes nos algoritmos para encontrar novas formas de trazer equilíbrio à plataforma para  aumentar o ganho dos parceiros sem repassar o reajuste integral para os usuários, mantendo a acessibilidade.
Aumentamos os ganhos de 10% a 25% para os condutores, adotamos tarifa zero em alguns horários, dias e cidades específicas, nos quais o motorista fica com 100% do valor da corrida. Só com essa ação, obtiveram mais de R$ 10 milhões em ganhos extras. A decisão atende quem quer manter seus ganhos, mas também para 40% das pessoas de classe C e D que passaram a utilizar o app durante a pandemia.  Segundo pesquisa Datafolha, 75% pretende continuar o uso com a reabertura das atividades.
Entendendo nosso papel na economia brasileira – só em 2020, a 99 foi responsável por injetar R$15 bilhões no país -, reafirmamos, portanto, o compromisso de longo prazo com o desenvolvimento e a democratização da tecnologia no país.
Por fim, antes de olhar para o futuro e definir quais serão as melhores estratégias, é fundamental analisar o presente. Em um cenário de recessão econômica e no qual fomos forçados a ressignificar o que é acessibilidade e tecnologia, as empresas devem assumir a responsabilidade de manter um diálogo transparente com todos os setores da sociedade para oferecer não somente soluções mais inovadoras e eficientes, mas também mais humanas.

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Livia Pozzi – Engenheira física (Universidade Federal de São Carlos) com pós-graduação e MBA em gestão (INSEAD). Atualmente é Diretora de Operações e Produtos da 99
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