Tecnologia

Volkswagen trabalha em tecnologia de carregamento sem fio para carros elétricos – Canaltech

wp header logo 115 Albânia 10

Tudo sobre Volkswagen
Testar novos conceitos e aprimorar o carregamento sem fio de alta potência para carros elétricos. Esse é o objetivo do trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido pela Volkswagen, o Oak Ridge National Laboratory (ORNL) e a Universidade do Tennessee, Knoxville, no Centro de Inovação do grupo alemão nos Estados Unidos.
A ideia é desenvolver um carregador sem fio de maior potência utilizando designs inovadores, que focalizam as ondas eletromagnéticas para eliminar a interferência e, consequentemente, aumentar a eficiência. Segundo a Volkswagen, nos primeiros testes, um sistema de protótipo mostrou um alto nível de eficiência, no qual 98% da energia usada (bobina a bobina) poderia chegar à bateria do veículo.
“Nosso objetivo é alavancar o conhecimento único e o poder inovador que o Vale do Tennessee possui. A Volkswagen está focada em impulsionar a mobilidade elétrica e novas tecnologias para um transporte cada vez mais sustentável. Expandir nossa colaboração de pesquisa com o Oak Ridge National Laboratory e a University do Tennessee ajudará a impulsionar esses esforços”, avisou Scott Keogh, presidente e CEO da Volkswagen Group of America.
O modelo que vem sendo trabalhado como “cobaia” pela Volkswagen é o Porsche Taycan, carro elétrico mais vendido do Brasil no 1º semestre de 2021. Os testes desenvolvidos até o momento foram bem satisfatórios, com as equipes as equipes turbinando a velocidade de carregamento sem fio de 6,6 kW para até 120 kW. A meta desejada é 300 kW, o que tornará possível carregar uma bateria da Taycan do 0 aos 80% em 10 minutos.
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Xin Sun, Diretor Associado do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Energia do ORNL, não escondeu o quanto está satisfeito com os resultados dos primeiros testes. “Estamos entusiasmados em trabalhar com a Volkswagen para demonstrar a tecnologia de carregamento sem fio de alta potência e ultraeficiente”, comentou.
De acordo com o executivo, todo o trabalho que está sendo realizado vai de encontro com os planos para um mundo mais sustentável, no qual o segmento automotivo tem participação fundamental. “Nosso design único de bobina eletromagnética polifásica e eletrônica de potência fornecem altos níveis de transferência de potência em um sistema compacto, com o potencial de aliviar a ansiedade de alcance do veículo elétrico e acelerar a descarbonização do setor de transporte dos Estados Unido”, completou Sun.
Além de incrementar a velocidade e potência de carregamento, há outros projetos em andamento no Centro de Inovação da Volkswagen no Tennessee. Isso inclui o desenvolvimento de peças compostas de carroceria e materiais à base de plantas para futuros designs de interiores. A equipe também está trabalhando em novos conceitos de reciclagem para materiais convencionalmente considerados não recicláveis.
Fonte: Volkswagen
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *