Tecnologia

Tecnologias transformam manejo de propriedade em Batayporã – O Progresso – Dourados

wp header logo 37 Albânia 10

O uso de tecnologias e inovações transformou a vida do produtor rural Adailto Julião, do município de Batayporã. Com a parceria entre o Sistema Famasul, Senar/MS e a startup Raks, do Rio Grande do Sul, o agricultor passou a monitorar a umidade do solo e otimizou o sistema de irrigação. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.
 
Nos últimos seis meses, a propriedade Onça Pintada, de Adailto, foi o local do experimento da startup Raks. “Na implantação do pivô central de irrigação, a empresa veio com um propósito de montar um equipamento funcional, barato e prático. São os sensores de umidade, que estão no campo. Eles fazem a leitura de hora em hora e passam o relatório de como está o solo, a capacidade de campo e de retenção, a necessidade de irrigar, armazenamento de água no solo, quantos dias você tem até irrigar novamente”, detalha.
Com esse levantamento, o produtor otimizou a produção de grãos. “Você tem um parâmetro mais real da situação do solo. Antigamente, achava que precisava irrigar, sendo que às vezes o solo ainda estava com umidade suficiente. Minimizei os custos e implantei tecnologia para ter um incremento de produção. Temos que usar todas essas ferramentas”, finaliza.
“Já conhecia o Senar por meio do sindicato rural. São vários cursos e capacitações que ajudam na propriedade, envolvendo também tecnologia, que nos auxiliam muito”, afirma Adailto.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *